A vitória da esquerda no segundo turno das eleições presidenciais no Chile ocorrida neste domingo (19), com a escolha de Gabriel Boric contra o candidato da extrema direita, José Antonio Kast, trouxe um fio de esperança para o campo progressista brasileiro. A conquista foi celebrada pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos e também pelo vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais da legenda, Walter Sorrentino.

“O Chile escolheu um novo caminho. Elegeu o jovem Gabriel Boric, ex-líder estudantil, de esquerda. Viva o povo chileno! Que sejam tempos de progresso e esperança. E que seja prenúncio de novos tempos também no nosso país”, frisou Luciana.

Na mesma linha, Walter Sorrentino afirmou que “a vitória de Boric no Chile nas eleições presidenciais de hoje prenuncia os novos tempos ansiados pelos latino americanos, por liberdades e direitos, contra o autoritarismo e por uma alternativa ao neoliberalismo”.

Segundo Walter, “o povo chileno, politizado e mobilizado conquistou a Constituinte, agora leva à presidência uma nova geração que se alimentou da valentia, coerência e determinação de Salvador Allende”, disse o dirigente, e completou com um “Viva Chile! Viva Boric e a luta dos comunistas chilenos que deram imensa contribuição pela unidade da coalizão vitoriosa”.

No primeiro turno da disputa , Boric obteve 25,82% dos votos e havia ficado em segundo lugar, logo atrás de Kast que obteve 27,91%. Porém, neste domingo, o ex-líder estudantil e deputado federal, representante do campo da esquerda venceu a ultradireita no país. Essa vitória está sendo comemorada, como sinal de novos tempos na América Latina e principalmente, traz esperança para a esquerda brasileira.

Com apenas 35 anos, Gabriel Boric será o presidente chileno mais jovem da história. Segundo a imprensa, até às 20 horas deste domingo (19), com 99,85% das urnas apuradas, Boric tinha 55,9% dos votos, contra 44,1% de Kast.

 

Saiba mais:

Esquerda derrota neofascismo na eleição do Chile