Mike Pompeo e Ernesto Araújo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), destacou, nesta segunda-feira (21), em suas redes sociais: “Estamos convocando [o ministro das Relações Internacionais] Ernesto Araújo na Câmara dos Deputados para que explique ações contra os interesses nacionais, que botam o Brasil na posição de submisso dos EUA, ao permitir o uso do nosso território para agredir nações vizinhas – Venezuela e afrontar parceiros comerciais importantes – China”.

Em outra postagem anterior, a parlamentar afirmou: “Somos um país pacífico. Zelamos pela manutenção de uma boa relação com nossos vizinhos, respeitando a autodeterminação de seus povos e cooperação para o progresso de todos. Não aceitamos ingerência externa q coloque em risco os preceitos da integração pacífica em nossa região”. As declarações foram feitas após a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao Brasil nesta sexta-feira (18).

Em nota emitida naquele mesmo dia em nome da Bancada do PCdoB na Câmara, Perpétua colocou: “Não se pode admitir uma ingerência externa que coloque em risco os preceitos da integração pacífica em nossa região. Vale lembrar que, historicamente, somos favoráveis à resolução pacífica dos conflitos e autodeterminação dos povos. Segundo o parágrafo único do artigo 4º da Constituição Federal, ‘A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações’”.

Veja o vídeo:

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), usou a tribuna nesta segunda-feira (21) para informar que entrou com representação junto à Procuradoria Geral da República no Estado do Acre, solicitando a intervenção do Ministério Público Federal para que os atendimentos presenciais nas agências do INSS sejam retomados de forma segura. “O governo é irresponsável e não se preparou para atender o povo. Cobramos a reabertura das agências do INSS. Nas poucas que estão abertas, os trabalhadores reclamam que não estão sendo dadas condições de saúde para atender."#PCdoBnaCâmara

Posted by PCdoB na Câmara on Monday, September 21, 2020

Saiba mais: PCdoB repele visita de secretário dos EUA ao Brasil

 

Por Priscila Lobregatte