Foto: Keyni Andrade

Quando o mês de março de 2024 chegar, a Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB vai pegar a estrada em um percurso histórico: rodar as diferentes regiões do país com muito debate e mobilização na “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política!”. Mas a movimentação para essa jornada já começou com força total nesta sexta-feira (15), no auditório lotado do hotel San Raphael, em São Paulo, onde teve início o seminário especial de lançamento da Caravana.

Mais de cem participantes de 19 estados estão participando presencialmente do encontro, que termina neste sábado. Outras 150 militantes também se inscreveram e participam de forma remota. 

Na fala de abertura do seminário, a presidenta nacional do PCdoB e também ministra da Ciência e Tecnologia do Brasil, Luciana Santos, destacou o novo momento que as políticas de gênero vivenciam. 

Inicialmente, ela destacou a reconstrução do Ministério das Mulheres, pelo governo Lula, após longos anos de desmonte institucional pela extrema direita. “Não se consegue enfrentar o preconceito, a desigualdade de gênero e fazer a luta emancipacionista sem que a gente reúna dois grandes vetores: o vetor da política pública, para avançar na ampliação dos direitos, mas também é necessária a  vontade política e a elevação da consciência sobre essa desigualdade”, disse, por videoconferência. 

Luciana Santos também enfatizou a necessidade de o PCdoB e todo o campo da esquerda avançar ainda mais na promoção dos espaços femininos na política, principalmente neste momento de chegada das eleições  municipais de 2024 e de novas candidaturas femininas aos cargos de poder: “Só as mulheres juntas são capazes de impulsionar outras mulheres”, declarou.

A mesa também teve a participação da deputada federal Daiana Santos (PCdoB- RS); Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT; Celina Arêas, secretária das Mulheres da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB); Janaína Deitos, presidenta do PCdoB em Florianópolis; Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB e Julieta Palmeira, da coordenação do Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres (FNPEM).

O seminário de lançamento da “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” também conta com debates, lançamento de livro e ato político ao longo deste sábado. Toda a programação é transmitida ao vivo pelo Youtube.