Jô Oliveira. Foto: Arquivo Pessoal

Jô Oliveira (Josilene Maria de Oliveira) é vereadora reeleita de Campina Grande, na Paraíba. Ela conquistou 5.178 mil votos e teve a maior votação para a Câmara da cidade nesta eleição, em 2024. Mulher, negra e periférica, com o perfil de luta e militância social, ela tem pautado sua atuação com intensa produção legislativa e construção coletiva.

Nasceu em 1981 em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba conhecida por ser um polo tecnológico do Nordeste e pela conhecida festa de São João. Formou-se em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde também possui mestrado na área. Militante desde a época do movimento estudantil, manteve atuação em entidades do segmento e estendeu para políticas públicas e ações voltadas para os segmentos mais vulneráveis.

Em 2020, se elegeu para o primeiro mandato e fez história como a primeira mulher negra a ser eleita vereadora em Campina Grande. No seu primeiro mandato teve uma atuação de destaque com mais de 1300 propostas legislativas, sendo 89 projetos de lei. Entre as suas principais bandeiras estão a defesa dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAP+, da periferia, das pessoas com deficiência, e da população idosa, com foco nas mulheres negras e juventudes, segmentos ligados às demandas de saúde, educação, assistência social, cultura, o direito à cidade, e a defesa do direito à vida.