O indicador mensal de demanda por bens industriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou queda de -4,9% em dezembro na comparação com o mês anterior. Com o resultado, as compras industriais encerraram 2019 caindo -0,2%.
A pesquisa divulgada na terça-feira (11) utiliza como base de cálculo o consumo aparente de bens industriais, ou seja, a produção industrial interna não exportada acrescida das importações.
O indicador que antecipou as expectativas para 2020, caiu em dezembro tanto no que diz respeito à demanda por bens nacionais (-4%), quanto sobre as importações (-6,2%).
Isso significa que as indústrias não estão aumentando seus estoques de matérias-primas e produtos acabados, sinalizando que o setor continua estagnado.
A produção física das indústrias brasileiras caiu -0,7% em dezembro sobre novembro, informou na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado resultou num tombo de -1,1% em 2019 em relação a 2018.

Segundo o Banco Central, a economia vai crescer menos em 2019 menos do que em 2018. O índice de atividade econômica (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira (14/2), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou menos de 1% para o ano de 2019, mais exatamente 0,89%. Uma desaceleração em relação ao ano anterior, quando o resultado oficial do PIB de 2018 foi de 1,3% (revisado pelo IBGE).
De acordo com o IPEA, nas grandes categorias econômicas, a queda foi disseminada: bens de capital (-6,8%), bens intermediários (-0,3%) e bens de consumo (-1,4%).
Com relação às classes de produção, o consumo aparente de bens da indústria de transformação caiu -1,3%, da extrativa mineral -20,1% em dezembro (frente a novembro).