Governo de Pernambuco reajusta piso salarial dos professores em 35%
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou, nesta quinta-feira (31), a lei que reajusta o salário dos professores estaduais em 35%.
Com o aumento, o salário base para a carreira docente no Estado passa de R$ 2.886,15 para R$ 3.900,00 – acima do piso nacional da categoria – e começa a valer já a partir de abril.
“Fico satisfeito em ver os avanços ao longo dos anos e de saber que estamos conectados em relação ao futuro. A educação é um valor fundamental para nós, que vamos continuar fazendo dela o nosso grande trunfo para a melhoria de Pernambuco. O projeto da educação não é mais um projeto de governo, é um projeto de todos”, destacou Paulo Câmara.
Para o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, “com certeza esses profissionais têm muito que comemorar, é uma vitória. E isso nos ajuda a continuar a ter em Pernambuco a melhor educação do Brasil”.
O ato de sanção da lei foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, e contou com as presenças da vice-governadora Luciana Santos; os secretários estaduais Marília Lins (Administração), Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Claudiano Martins Filho (Desenvolvimento Agrário) e Marconi Muzzio (Controladoria Geral), secretários executivos, deputados federais, além de gestores e professores de diversas regiões do Estado.
Pernambuco é o único Estado do Brasil que superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação em todas as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), desde que esse indicador foi criado, em 2007. A última medição foi realizada em 2019. As provas aplicadas em 2021 para obtenção dos novos índices ainda não tiveram o resultado divulgado.
Participaram do evento a vice-governadora Luciana Santos; os secretários estaduais Marília Lins (Administração), Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Claudiano Martins Filho (Desenvolvimento Agrário) e Marconi Muzzio (Controladoria Geral), além dos secretários executivos de Educação João Charamba, Alamartine Carvalho, Ana Selva, Maria Medeiros e Leonardo Santos. Também presentes o deputado federal Danilo Cabral, os deputados estaduais Teresa Leitão e Paulo Dutra, a gestora da GRE Mata Norte, Edivânia Arcanjo, e vários gestores e professores de diversas regiões do Estado.