Governo comunista teve 4ª economia que mais cresceu no país em 2017
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Maranhão teve o quarto maior aumento do PIB entre os estados brasileiros em 2017. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14). A alta foi de 5,3%. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de riquezas de um país, Estado ou cidade. Ou seja, quanto maior, melhor a economia.
Pelas redes sociais, o governador Flávio Dino (PCdoB) comemorou o resultado agora confirmado e agradeceu aos trabalhadores, empresários e servidores públicos do Maranhão.
Muito feliz com o resultado do crescimento da economia maranhense, confirmado hoje pelo IBGE, órgão oficial do Governo Federal. Tivemos o 4º maior crescimento do Brasil em 2017. Agradeço aos trabalhadores, empresários, servidores públicos do Maranhão.
— Flávio Dino (@FlavioDino) 14 de novembro de 2019
Maranhão teve 4º maior crescimento do PIB em 2017, equivalendo a 4 vezes o crescimento do Brasil. Fruto da UNIÃO entre setor público e iniciativa privada, no campo e na cidade. Seguimos crescendo em 2018, 2019 e anos seguintes. E torcemos muito pela recuperação do Brasil inteiro
— Flávio Dino (@FlavioDino) 14 de novembro de 2019
O desempenho da economia maranhense também ficou bem acima da média nacional, que cresceu 1,3%.
O agronegócio foi o setor que puxou para cima o PIB maranhense. Boa parte da produção de grãos é transportada pelo Porto do Itaqui, que também teve forte contribuição para o resultado.
À frente do Maranhão, só ficaram Rondônia (5,4%), Piauí (7,7%) e Mato Grosso (12,1%). No Nordeste, o Maranhão teve a segunda maior alta do PIB em 2017.
Os PIBs estaduais são divulgados sempre dois anos depois, devido à complexidade da tabulação.