O governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, apresentou ao STF queixa-crime por calúnia contra Bolsonaro, pelo fato de o presidente ter dado declaração inverídica a respeito da atuação do governador durante entrevista a uma rádio. A iniciativa de Flávio Dino foi tornada pública nesta terça-feira (26).

No dia 21 de outubro, Bolsonaro disse, à rádio Jovem Pan, que tinha viagem prevista ao município de Balsas, no Maranhão, “mas que o Governo do Estado, o senhor Flávio Dino, resolveu não ceder a Polícia Militar para fazer a segurança mais aberta”.

O fato, conforme explica o governador na ação, nunca aconteceu. “Não houve qualquer negativa por parte do Governo do Maranhão, menos ainda do Governador do Estado, para que as forças policiais apoiassem a segurança do Presidente da República e de sua comitiva em território maranhense”.

No documento apresentado ao STF, o governador questiona: “A mentira pode ser usada deliberadamente no debate político? O Presidente da República, com suas elevadas atribuições, pode costumeiramente mentir?”.

A ação aponta ainda que a fala de Bolsonaro não se trata de “simples equívoco” e lembra que o presidente é “conhecido por seu pouco apreço pela correção factual, sendo apontado por veículos de checagens de dados como responsável por uma média de três declarações falsas ou distorcidas por dia durante os dois primeiros anos de seu mandato”.

Leia também: 

Flávio Dino vai entrar com ação penal contra Bolsonaro por calúnia

Flávio Dino contesta Bolsonaro e pede que comprove “fantasiosa versão”

 

Por Priscila Lobregatte