Sérgio Rubens de Araújo Torres, vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e ex-presidente do Partido Pátria Livre (PPL), faleceu neste mês de dezembro, no dia 6. De lá para cá, sua memória e seu legado de lutas e realizações em prol do Brasil, da classe trabalhadora e da humanidade, têm sido celebrados por dirigentes e militantes do PCdoB e por personalidades progressistas.

Sensibilizada com essas homenagens, Júlia Torres, companheira de Sérgio Rubens, por intermédio de Márcio Cabreira, dirigente do PCdoB, enviou, neste 21 de dezembro, uma mensagem de agradecimento à direção nacional do PCdoB. Júlia é veterana militante revolucionária, tendo atuado no Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), no Partido Pátria Livre e, agora, no PCdoB.

A mensagem ressalta a essência de humanidade que caracterizava o revolucionário e o homem de combate que foi Sérgio Rubens:  “Homem de amor e de luta ininterrupta. Homem que desenvolveu sua humanidade como poucos. A dimensão do humano no Sérgio tinha uma abrangência incomum que transitava desde importantes embates de cunho político até as pequenas ações do seu cotidiano. Em qualquer atividade de sua vida, a dimensão humana se sobressaía.”

Além de Júlia, assinam a mensagem: os filhos Janaína e Bernardo, o genro Apolo, a nora Pietra e os netos, Bento, Athena e Ícaro.

Segue a íntegra da mensagem:

Querido Marcio, nós lhe pedimos para transmitir aos integrantes do Comitê Central do PCdoB nossos sinceros agradecimentos pelas homenagens que vêm sendo prestadas ao Sérgio. Sérgio foi em família como o homem de partido. Homem de amor e de luta ininterrupta. Homem que desenvolveu sua humanidade como poucos. A dimensão do humano no Sérgio tinha uma abrangência incomum que transitava desde importantes embates de cunho político até as pequenas ações do seu cotidiano. Em qualquer atividade de sua vida, a dimensão humana se sobressaía. Homem gentil e carinhoso, tinha um posicionamento inabalável de senso de justiça, sem nunca perder sua postura serena ou sua ternura, como nos lembram as palavras carinhosas da presidenta Luciana Santos, na cerimônia de despedida do Sérgio: “É muito difícil uma única pessoa reunir tantas qualidades como o Sérgio conseguiu”. Desejamos destacar que o pouco tempo de convivência partidária não impediu que a presidenta Luciana percebesse as muitas qualidades do Sérgio – o que nos evidencia uma sensibilidade também incomum.

No último dia de vida, acreditando estar com uma dor lombar, Sérgio agarrou o neto – que subira na cama em sua direção para brincar –, dando-lhe uma gravata. Mas, logo em seguida, ao trocar de roupa para ir ao hospital, falou “tem alguma coisa errada” e vestiu a camisa de Cuba, presenteada pelo companheiro Marcio. A mesma camisa que havia escolhido para ir ao ato de incorporação do PPL ao PCdoB. Para nós, Sérgio, sinalizando o acerto da decisão tomada naquele momento, vestiu-se como o grande comunista que foi. Só faltou a beleza do seu lindo sorriso. Afinal, era um momento solene.

Agradecemos, do fundo do coração, pelas homenagens prestadas ao nosso companheiro, pai, sogro e avô.

Julia, Janaína, Bernardo, Pietra, Apolo, Bento, Athena e Ícaro.