Falece histórico dirigente comunista chileno Jorge Insunza
Com longa trajetória no movimento revolucionário, Insunza foi militante e dirigente das Juventudes Comunistas do Chile (JJCC). Chefe de propaganda da campanha de Salvador Allende, foi eleito deputado em 1969 e 1973 pelo Partido Comunista do Chile (PCC). Com o advento da ditadura militar fez parte da direção clandestina do Partido e foi membro da Comissão Política do Comitê Central do PCC até que os problemas de saúde o obrigaram a se afastar das tarefas que desempenhava com tanta dedicação e competência.
O presidente do PC do Chile, Guillermo Teillier, definiu bem o camarada Insunza, ao afirmar que ele “entregou sua vida, sua inteligência, todas as suas capacidades à luta política e ao desenvolvimento do Partido Comunista”.
As bandeiras vermelhas do PCdoB inclinam-se em reverente saudação à memória do camarada Jorge Insunza Becker.
À direção e aos militantes do PCC, aos familiares e amigos de Insunza Becker, expressamos nossa solidariedade fraterna, convictos de que o exemplo de vida e de militância de Insunza Becker seguirá como valiosa fonte de inspiração para os comunistas das novas gerações.
São os sentimentos expressos pela direção nacional e todos os comunistas do PCdoB.
Walter Sorrentino
Vice-Presidente Nacional e Secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB
Brasília – 18 de março de 2019