Jair Bolsonaro (sem partido)

Um perfil falso do Facebook, detectado pela Polícia Federal, foi acessado de dentro da casa de Jair Bolsonaro e do Palácio do Planalto. Segundo a PF, os acessos na casa do presidente da República ocorreram em 5 e 6 novembro de 2018. No Palácio do Planalto, o perfil “Bolsonaro News” foi acessado mais de 100 vezes entre novembro de 2018 e maio de 2019.

A conta de Instagram “Bolsonaro News”, identificada pela PF, foi acessada pela rede de wi-fi do Palácio do Planalto e da casa do presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro. O perfil faz parte da rede de contas falsas derrubadas pelo Facebook em junho de 2020. A informação, publicada na segunda-feira (7), é do jornal O Estado de S. Paulo. Os perfis flagrados pela PF fazem parte da máquina de fabricação de mentiras. Este perfil falso e outros já vinham sendo investigados por agressão a personalidades e atentados contra a democracia brasileira.

Os investigadores detectaram assinantes de redes privadas das quais partiram 844 acessos, incluindo uma provedora ligada à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Entre os endereços ligados a Bolsonaro está a casa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Neste endereço e no Planalto, sede oficial do governo, a PF identificou acessos à conta de Instagram Bolsonaro News e ao perfil pessoal no Facebook de Tércio Arnaud Thomaz, assessor do presidente apontado como integrante do “gabinete do ódio”.

A PF identificou que ao menos 1.045 acessos de contas “inautênticas” – páginas criadas ou usadas por meio de identidade desconhecida que foram derrubadas pelo Facebook há quase um ano – partiram de órgãos públicos como a Presidência da República, a Câmara, o Senado e o Comando da 1.ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército.

Na casa de Bolsonaro os acessos foram feitos em novembro de 2018. Já na rede da Presidência, foram mais de 100 acessos só ao perfil Bolsonaro News entre novembro de 2018 e maio de 2019. O relatório da PF foi produzido a partir de apuração da Atlantic Council – instituição que realiza análise independente de remoções do Facebook.

No seu relatório, a Atlantic Council fala em postagens e descreve a Bolsonaro News como uma página que usa memes para atacar ex-aliados de Bolsonaro. “Tática do suposto gabinete do ódio”, afirma a consultoria.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a retirada do sigilo do inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, decisão tomada logo após a Procuradoria-geral da República pedir ao STF o arquivamento da investigação que atingiu parlamentares e apoiadores bolsonaristas. O ministro também negou um pedido de blogueiros bolsonaristas investigados no inquérito dos atos antidemocráticos para censurar o Estadão pela divulgação de reportagens e documentos relacionados às apurações.