Encontro sindical estadual do PCdoB em São Paulo | Foto: divulgação

No último fim de semana, vários estados concluíram suas reuniões estaduais como etapas preparatórias para o 9º Encontro Sindical do PCdoB. A atividade nacional está programada para acontecer nos dias 16 e 17 de junho, no Hotel Fiesta Bahia, em Salvador. As reuniões estaduais visaram discutir o documento que será debatido no encontro nacional e definir os objetivos estratégicos do partido.

Em todo o país, os sindicalistas do PCdoB têm se mobilizado para as discussões em torno do documento, que é visto como um passo fundamental para aumentar a representatividade e aprimorar as estratégias do partido. O secretário Sindical Nacional do PCdoB, Nivaldo Santana, destacou a importância dos encontros estaduais para aumentar a representatividade e qualificar as discussões da etapa nacional.

Segundo Nivaldo, estão previstos cerca de 400 participantes. O 9º Encontro Sindical terá início com um debate político, contando com a presença da presidente da legenda e ministra Luciana Santos, além de intervenções especiais de Altamiro Borges, que abordará a formação e comunicação; Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, que analisará as demandas do sindicalismo no governo Lula III; e Ubiraci Dantas, que falará sobre industrialização e desenvolvimento.

Leia também: PCdoB realiza 9º Encontro Sindical Nacional

No dia 16 de junho, à noite, está programado um ato político com lideranças políticas e sociais, principalmente do estado da Bahia, onde o evento será sediado. No segundo dia, Nivaldo Santana apresentará uma síntese dos debates sobre a luta pelo revigoramento partidário na frente sindical. Além disso, a secretária de Organização do Partido, Nádia Campeão, abordará temas aprovados no Encontro Nacional de Organização da legenda e política de fortalecimento partidário a partir das bases.

Encontros estaduais

Em São Paulo, o encontro ocorreu presencialmente no último sábado (27). A reunião contou com a participação de militantes e ativistas da Frente Sindical do Partido, bem como dirigentes partidários. Estiveram presentes 174 delegados(as) de 37 categorias e 35 cidades do estado, que lotaram o auditório do Sindicato dos Condutores de SP.

Durante o encontro foram abordados temas como a conjuntura política, os desafios do governo Lula e dos sindicalistas comunistas, a importância da construção do partido entre os trabalhadores e a necessidade de revigoramento partidário para superar as restrições e dilemas. Ao final dos trabalhos, uma resolução foi aprovada, servindo como instrumento de orientação para toda a Frente Sindical do PCdoB em SP.

Leia também: 9º Encontro Sindical do PCdoB será realizado em Salvador

Vânius Oliveira, Secretário Sindical e de Trabalhadoras(es) do PCdoB-SP, expressou sua satisfação com o encontro, considerando-o o maior já realizado no estado. Ele destacou que “o exitoso encontro atingiu seu objetivo que é mobilizar e sensibilizar nossa militância sindical para o desafio maior da atualidade: identificar e superar os gargalos do crescimento partidário entre os trabalhadores e transformar nossa influência sindical em estruturação partidária.”

No Rio de Janeiro, o encontro reuniu representantes de diferentes cidades do estado e de diversas categorias profissionais. A atividade é parte da Caravana Floresce a Esperança e também da preparação dos comunistas para o Encontro Sindical Nacional.

Citando dados importantes, o presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, falou sobre a realidade contemporânea dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil e no mundo, reafirmando a necessidade da classe trabalhadora reforçar sua organização para se tornar protagonista. O documento base do encontro Nacional também foi apresentado pelo líder comunista e discutido no evento.

A mesa foi composta pela deputada federal, Jandira Feghali; pelo presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias; pela Secretária Geral da CTB-RJ, Raimunda Leone; pelo Secretário Estadual Sindical do Partido, Carlos Alberto Lima; pela coordenadora da CTB na Região Serrana,  Lívia Miranda; e pelo presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer.

No Paraná, o encontro foi realizado na sede do Sated. Denominado Encontro João Amazonas, em homenagem ao grande líder comunista, falecido há 21 anos e que deixou um grande legado para o movimento pelo socialismo no Brasil e no mundo. O encontro foi coordenado por Manoel Barbosa e, sob orientação de Nivaldo Santana, a discussão levantou problemas concretos e propostas para o fortalecimento e revigoramento partidário no movimento sindical do estado, no sentido de fortalecer a CTB, e a presença dos comunistas nas bases e direções sindicais.

Com a participação de jovens e novos filiados, foi destacada a necessidade de vincular a luta de classes com a pauta dos movimentos antirracista, juventude, mulheres e bairros. Além disso, foi ampliada a atuação partidária na categoria dos artistas e dos portuários e arrumadores, e a grande tarefa do momento é realizar uma campanha de filiação entre os trabalhadores e trabalhadoras e a organização do Partido nas amplas massas.

Em Minas Gerais, o debate sobre a construção partidária entre os trabalhadores e as trabalhadoras com ênfase no trabalho de base aconteceu de forma virtual.

No Piauí, o encontro aconteceu presecialmente. Na ocasião, foram aprovadas diretrizes para o fortalecimento do PCdoB na área sindical e o fortalecimento da CTB.

Com o encerramento das assembleias estaduais em todo o Brasil, o PCdoB se prepara para se reunir em Salvador para o 9º Encontro Sindical, onde os participantes vão debater políticas, discutir os desafios do governo Lula e explorar estratégias para fortalecer a presença do partido entre os trabalhadores . O evento visa consolidar a frente sindical do partido, estabelecer uma visão comum e traçar um roteiro para o futuro da atuação sindical do PCdoB.

__