A Secretaria Sindical Nacional do PCdoB promoverá nos dias 16 e 17 de junho próximos, na cidade de Salvador, o 9º Encontro Sindical Nacional. A previsão é que 400 lideranças ligadas ao movimento sindical sejam mobilizadas para essa atividade.

O Encontro terá dois pontos de pauta: “O Governo Lula e o Papel dos Comunistas no Movimento Sindical e a Construção Partidária entre os Trabalhadores e Trabalhadoras, com Ênfase no Trabalho de Base”.

Para orientar os debates, a Secretaria Sindical do Partido apresenta um documento com os dois temas da pauta. Como subsídio, também se sugere o estudo do texto da Secretaria de Organização – “Política Nacional de Fortalecimento do PCdoB nas Bases”.

O documento do Encontro valoriza a vitória histórica do presidente Lula e a derrota da extrema-direita. Aponta que o centro da tática do PCdoB é lutar pelo êxito do governo Lula e pela realização de seu programa de reconstrução e transformação nacional.

Na sequência, é feito um breve histórico do expressivo crescimento da inserção sindical dos comunistas no país. Da reconstrução do PCdoB, em 1962, até os dias atuais, a presença do Partido no sindicalismo cresceu em representatividade e protagonismo.

O documento aponta, no entanto, que há uma defasagem entre o crescimento da influência sindical e a estruturação do Partido entre os trabalhadores e trabalhadoras. Um dos objetivos centrais do Encontro é analisar e superar essa defasagem.

Por último, é apresentada uma proposta de resolução, onde são destacados os planos de construção e revigoramento partidário entre os trabalhadores e trabalhadoras. A prioridade é trazer mais mulheres e jovens para a militância sindical e partidária.

As resoluções também indicam a necessidade de campanha de filiação permanente, avanços na área de comunicação, realização de cursos de formação e diversificação da atuação para além do local de trabalho.

A expectativa é que o 9º Encontro Sindical Nacional faça um bom diagnóstico da atual situação partidária na frente sindical e descortine novos horizontes de crescimento do PCdoB entre os trabalhadores e trabalhadoras.

Leia aqui o documento em debate.

* Secretário Sindical Nacional do PCdoB