Foto: divulgação

Com o objetivo de preparar o PCdoB para as eleições deste ano, revigorar o partido e fortalecer o trabalho de base, o Comitê Central realizou, entre os dias 22 e 24, mais um Encontro Nacional de Organização. O evento aconteceu de forma híbrida: presencialmente, na sede do partido, em São Paulo, e também com intervenções por videoconferência. 

Ao todo, mais de 60 comunistas participaram dos debates — sendo 22 secretários estaduais. Dirigentes de 17 estados estiveram na sede (AC, BA, CE, DF, GO, MA, MG, PA, PB, PE, PR, RN, RJ, RS, SC, SE, SP, TO) e outros cinco marcaram presença de maneira virtual (AM, ES, MT, PI, RR), além de 12 municípios prioritários, entre os quais São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 

“O centro do Encontro Nacional de Organização foi preparar o partido para participação nas eleições de 2024, com candidaturas a prefeitos, prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, instrumentos destacados para a atuação do nosso partido, para o reforço das lutas sociais e para a própria construção partidária”, avalia a secretária de Organização, Nádia Campeão. 

Por isso, completou, o evento teve como pontos fundamentais mobilizar e incorporar todas as bases, militantes, filiados e dirigentes do partido “para essa que é uma batalha central, que se articula com o êxito do governo Lula e com as eleições de 2026”. 

Gustavo Petta, Adalberto Frasson, Neide Freitas, Renata Mielli e Márcio Cabreira durante o encontro

O outro eixo aprovado no encontro foi o de continuar o esforço pelo revigoramento partidário. “Essa questão tem, outros, um aspecto muito importante que é o fortalecimento do trabalho de base do partido, a ligação dos comunistas com a luta do povo, com os territórios, com as entidades e movimentos que nos ligam à população brasileira, mas também o fortalecimento da organização de base do PCdoB. Nossas organizações de base são o nosso contato maior com a realidade do povo, dos trabalhadores e elas precisam ser permanentemente reforçadas”, salientou Nádia. 

Nesse sentido, a dirigente explicou que foi aprovada uma Política Nacional de Fortalecimento das Bases, com uma série de ações que envolvem todas as instâncias do partido — nacional, estadual e municipal —, além do reforço das direções municipais, sobretudo das capitais e das grandes cidades do país, porque deles depende o funcionamento permanente das bases.

Nádia apontou, ainda, que o encontro também aprovou a realização de uma campanha de filiação nos meses de abril, maio e junho. “Essa campanha será lançada no Festival Vermelho e nas atividades de comemoração do aniversário do PCdoB e tem o objetivo de trazer para o partido aquelas pessoas que estão dispostas a se somar na luta para que o governo Lula tenha sucesso, para que a gente conquiste um projeto de nação mais avançado, para que a gente conquiste mais direitos sociais e para a defesa da democracia, que consta no primeiro plano da luta dos comunistas. A campanha de filiação vai envolver todo o partido e a gente espera atingir um grande número de novos e novas filiadas”. 

Construção coletiva

O Encontro de Organização contou com uma série de painéis temáticos, ministrados por dirigentes, e intervenções dos participantes que contribuíram para a elaboração das ações em pauta. 

A abertura, na noite de quinta-feira (22), foi feita pela presidenta nacional do partido e ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Em seguida, o primeiro painel — a cargo do vice-presidente Walter Sorrentino e do coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, Davidson Magalhães — tratou da atual situação política do país, das eleições municipais e dos desafios do partido em 2024.

No dia 23, o encontro teve início com o segundo painel, dedicado aos debates sobre o revigoramento partidário e a organização, com apresentação de Nádia Campeão. Em seguida, Edson França, da Comissão de Organização, falou sobre a campanha de filiação do PCdoB. 

A política nacional de fortalecimento das bases foi o tema seguinte, abordado pelo dirigente gaúcho Adalberto Frasson, também membro da Comissão; Richard Romano, presidente do comitê municipal de Belo Horizonte e Nágila Rocha, secretária de Comunicação da Bahia. 

O último dia do encontro tratou do Festival Vermelho — que acontece nos dias 22 e 23 de março, em Salvador (BA), em comemoração ao aniversário do partido—, com a apresentação de Neide Freitas, secretária nacional de Planejamento e Administração. 

O revigoramento e a estruturação partidária foram abordados pelos secretários nacionais Renata Mielli (Comunicação); Adalberto Monteiro (Formação e Propaganda); Dani Costa (Mulher); Gustavo Petta (Juventude); Nivaldo Santana (Sindical) e Márcio Cabreira (Relações Institucionais). 

As finanças como fator decisivo na campanha eleitoral foi tema de apresentação feita pelo secretário nacional da área, Fábio Tokarski. O evento continuou com o painel “O revigoramento, as direções do partido e a política de quadros: desafios para 2024”, apresentado por Rovilson Brito, presidente do Comitê Estadual de São Paulo; Mari Dias, secretária de Organização da Bahia e Carlos Diógenes Patinhas, do Departamento Nacional de Quadros.

Os debates foram encerrados por Nádia Campeão, que apresentou um calendário nacional para pôr em prática os objetivos estabelecidos, e as considerações finais. 

Em breve, a direção nacional divulgará os documentos resultantes dos debates, que ajudarão o coletivo partidário nas tarefas colocadas para o próximo período. 

Leia também: Encontro de Organização debaterá fortalecimento das bases e eleições 2024