O Encontro Nacional de Organização do PCdoB que acontecerá entre os dias 22 a 24 de fevereiro de 2024, na sede nacional do PCdoB, na capital paulista espera receber cerca de 90 pessoas, entre membros de direção nacional, estadual e representantes dos principais municípios do país.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos fará uma saudação na abertura do evento na quinta-feira (22), às 18h30, logo após, terá início aos debates.

O primeiro painel acontece ainda na noite de quinta, com a participação do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino e do coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, Davidson Magalhães.

Os painéis tratarão da situação conjuntural, os desafios do Partido em 2024, a disputa eleitoral deste ano, o revigoramento partidário e a organização, além da política nacional de fortalecimento das bases.

O evento reúne secretários estaduais e municipais de Organização, além de integrantes das suas comissões e ainda toda a Comissão Nacional de Organização (CNO). Participam ainda dos debates, os membros que coordenam a Política de Quadros nos estados.

A secretária nacional de Organização, Nádia Campeão apresentará na sexta-feira (23), o painel sobre o revigoramento partidário. Para ela, esse tema permanece sendo o principal eixo da organização do PCdoB. “O revigoramento partidário deve ser uma meta persistente,  um esforço permanente e geral do coletivo do Partido”, ressalta Nádia, em entrevista ao Portal PCdoB.

“Neste encontro específico, nós vamos dar continuidade ao fortalecimento do Partido pelas bases, portanto, vamos aprofundar a política nacional de fortalecimento das bases. Vamos apresentar também neste encontro uma campanha nacional de filiação partidária que deve ser lançada no Festival Vermelho que se realizará em março, em Salvador (BA) e que deve percorrer os meses de abril, maio e junho deste ano. “Embora a gente saiba que as filiações devem ser permanentes no partido”, corrobora a dirigente.

“PCdoB revigorado para as Eleições e para as lutas populares”

Para a dirigente de Organização, outro objetivo do encontro “é mobilizar todos os militantes, filiados, dirigentes, amigos para que se envolvem na disputa eleitoral, na pré-campanha e na campanha propriamente dita. Os resultados dessa eleição municipal serão muito decisivos para o quadro geral que enfrentará o governo Lula”.

Nádia destaca que é preciso que as forças políticas que sustentam o governo Lula saiam vitoriosas e fortalecidas nesta primeira batalha eleitoral após a derrocada do governo Bolsonaro.

Nádia Campeão durante Encontro Nacional de Organização do PCdoB de 2023. Foto: Cezar Xavier

Para a secretária nacional, este é um momento importante também para fortalecer o PCdoB, aumentando a presença dos comunistas nas prefeituras, ou depois na composição de governos. “Isso ajuda muito a relação do partido com a população. E, sobretudo, a eleição dos nossos representantes, nossos vereadores e vereadoras, que são instrumentos de luta do povo e instrumentos de construção partidária”, diz.

Nádia frisa que “para o revigoramento, é muito importante que as pessoas tenham sucesso na batalha eleitoral de outubro deste ano. É ano de eleições legislativas. E a gente fortalece o partido com novos filiados que ajuda nesse processo de revigoramento partidário”.

No sábado (24), a programação do Encontro terá início com painéis dos secretários e secretárias nacionais do Comitê Central que tratarão das principais áreas partidárias, como da Comunicação, de Formação, da Mulher, Juventude, Sindical e Relações Institucionais. Logo após, o secretário nacional de Finanças, Fábio Tokarski falará sobre o fator decisão na campanha eleitoral.

Confira a programação completa abaixo:

Quinta-feira, 22 fevereiro

18h – Recepção e credenciamento

18:30h – Abertura : apresentação da programação

Saudação de Luciana Santos – Presidente Nacional do PCdoB

19h – Painel 1 : Situação política, eleições municipais e desafios do Partido em 2024.

Walter Sorrentino – vice-presidente nacional Davidson Magalhães – coordenador do GTE

20h – Debates

21:20 – Encerramento

Sexta-feira, 23 de fevereiro

9h – Painel 2: Revigoramento partidário e a organização.

Nádia Campeão – Secretária Nacional de Organização

Édson França – Comissão de Organização : Campanha de Filiação 10:10h – Debates

11:30h – Painel 3: Política Nacional de Fortalecimento das Bases

Adalberto Frasson – Comissão de Organização

Richard Romano – Presidente do Comitê Municipal de Belo Horizonte Nágila Rocha- Secretária de Comunicação da Bahia

12:45h – Almoço

14:30h – Trabalho em Grupos: debate do painel 3 com roteiro

16:50 – Relatórios e Sistematização em plenário.

19:30 – Confraternização

Sábado, 24 de fevereiro

9:15 – Festival Vermelho

Neide Freitas – Secretária Nacional de Planejamento e Administração

9:30 – Painel 4 : Revigoramento e estruturação partidária

Renata Mielli – Secretária Nacional de Comunicação

Adalberto Monteiro – Secretário Nacional de Formação e Propaganda

Dani Costa – Secretária Nacional da Mulher

Gustavo Petta – Secretário Nacional de Juventude

Nivaldo Santana – Secretário Nacional Sindical

Márcio Cabreira – Secretário Nacional de Relações Institucionais

10:55 – Finanças: fator decisivo na Campanha Eleitoral Fábio Tokarski – Secretário Nacional de Finanças

11:30 – Debates

13:00 – Almoço

14:30 – Painel 5: O Revigoramento, as direções do partido e a política de quadros: desafios para 2024.

Rovilson Brito – Presidente do Comitê Estadual de Sao Paulo Mari Dias – Secretária de Organização da Bahia

Carlos Diógenes Patinhas – Departamento Nacional de Quadros

15:30: Debates