A disputa eleitoral de 2022 no PCdoB da Bahia tem o maior número de candidaturas neste pleito e um dos mais diversificados. São ao todo três candidatos comunistas para Câmara dos Deputados e 13 candidaturas ao legislativo estadual.

Para federal, o Partido apresenta dois candidatos à reeleição, caso dos parlamentares Alice Portugal e Daniel Almeida e o professor Manuel Messias que se candidata pela primeira vez ao cargo de federal.

Para a assembleia legislativa da Bahia, o PCdoB apresenta quatro candidatos à reeleição, os atuais deputados Olívia Santana, Bobô Tavares, Fabrício Falcão e Zó Lima. Além de outros nove nomes: Ajax Tavares, Dart Clair Cerqueira, Cacique Aruã, Helio Ferreira, Jessica Silva, Mario Martinelli Júnior, Patrícia Vieira Lima, Rui Oliveira e Tobias dos Santos.

Federal

Daniel Almeida (6565) iniciou sua militância nas lutas operárias na Bahia, sendo eleito vereador de Salvador por quatro mandatos. Sua destacada atuação nas lutas dentro e fora da Câmara Municipal resultou na eleição para deputado federal em 2002. Atualmente está no quinto mandado na Câmara dos Deputados e é considerado como um dos mais influentes no Congresso.

Leia também: Daniel Almeida considera orçamento secreto às vésperas das eleições um escândalo

Conheça mais sobre o candidato

Alice Portugal (6522) é formada em Farmácia e Bioquímica pela UFBA. Desde 1978 é filiada ao PCdoB. Foi eleita deputada estadual de 1994 a 2002 e eleita deputada federal, desde 2002, exercendo o seu quinto mandato. Eleita pela 13ª vez uma das parlamentares mais influentes do Congresso (DIAP).

Conheça mais sobre a candidata

Manuel Messias 6513 é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Doutor em Educação, Mestre em Psicologia, Especialista em Saúde da Família e graduado em Enfermagem. Como enfermeiro sanitarista, trabalhou de 2001 a 2005 em Senhor do Bonfim. Foi professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNiVASF. Tem a Educação como uma das suas principais pautas de atuação.

Conheça mais sobre o candidato

Diversidade

O projeto eleitoral do PCdoB baiano para o pleito deste ano é marcado pela diversidade. A chapa do Partido na disputa estadual conta ainda com a presença de candidaturas negras, de mulheres e representantes de diversas outras regiões da Bahia.

Estaduais

Entre os 13 candidatos a deputado e deputada estadual do PCdoB-BA, estão, por exemplo, a de um indígena, mulher negra e de uma jovem.

A deputada estadual Olívia Santana é formada em Pedagogia, pela UFBA. Foi vereadora de Salvador por 10 anos e secretária de Educação e Cultura de Salvador. Foi ainda secretária estadual de Políticas para as Mulheres e do Trabalho Emprego Renda e Esporte. Militante do movimento de negro e negras e secretária nacional de combate ao racismo do PCdoB, Olívia foi a primeira mulher negra na história da Bahia a ser eleita deputada estadual nas eleições de 2018.

Conheça mais sobre a candidata

Bobô Tavares

Campeão Brasileiro pelo Esporte Clube. Raimundo Nonato Tavares, ou simplesmente Bobô, nasceu em Senhor do Bonfim, no dia 28 de novembro de 1962. Após deixar o futebol, assumiu o cargo de diretor geral da Superintendência dos Desportos (Sudesb), em 2007. Criou o Sistema e o Conselho de Esporte e Lazer. Ele foi eleito presidente da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa. Também é membro das comissões de Desenvolvimento Regional; Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho.

Conheça mais sobre o candidato

Fabrício Falcão

Jean Fabrício Falcão, conhecido por Fabrício Falcão é geógrafo, professor da rede estadual. Foi assessor político sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG-BA, técnico em análise material para Concreto na Central Bettow. Em Vitória da Conquista, eleito vereador pelo PCdoB (2005-2008), reeleito (2009-2012) renunciou ao mandato quando se elegeu deputado estadual (2011-2015). Reeleito deputado estadual pelo PCdoB, para os períodos de 2015-2019 e 2019-2023.

Conheça mais sobre o candidato

Crisóstomo Antônio Lima, ou simplesmente Zó. Foi reeleito deputado estadual, em 2018, com 43.347 votos. Nascido em Xique-Xique, construiu uma bela trajetória em Juazeiro e na região Norte. Técnico agrícola. Na vida pública, já foi Secretário de Assistência e Igualdade Social, e de Cultura de Juazeiro, entre 2011 e 2012. Foi eleito vereador em Juazeiro, com mandatos nos períodos de 2005/2008, 2009/2012, 2013/2014, inclusive ocupando a Presidência da Câmara Municipal. Na Assembleia Legislativa, Zó é líder do Bloco Parlamentar PDT/PCdoB.

Conheça mais sobre o candidato

Cacique Aruã é o indígena que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. Por 17 anos, foi cacique da aldeia pataxó Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde realizou um trabalho destacado, e, atualmente, é presidente licenciado da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT).

Candidato

Jéssica Silva é a candidata mais nova da chapa do PCdoB-BA, com 23 anos. Natural de Brumado, no território Sertão Produtivo, ela é atriz, estudante de direito da UNEB, LGBTQIAP+ e liderança estudantil.

Candidata

Ajax Tavares é o candidato pescador, profissão que é tradição e motivo de orgulho na sua família, moradora de Arembepe/Camaçari. Foi presidente da Colônia de Pescadores da Orla de Camaçari, Z-14, e conselheiro do CONAP (Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca), além de diversas outras atividades.

Candidato

Conheça as outras candidaturas a deputado estadual do PCdoB da Bahia: AQUI

Deferimento

Todos os registros feitos pelo Partido na Bahia foram deferidos pela Justiça Eleitoral, ou seja, os pedidos realizados pelo PCdoB do estado estavam de acordo com as exigências legais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).