Nesta terça-feira (28), o PCdoB divulga o manifesto do Movimento 65 que contém os objetivos e as bandeiras políticas, bem como a sua identidade visual. “Reacender a esperança do povo, desbravar alternativas e buscar saídas para um país atingido pelo desastroso governo Bolsonaro”. É assim que emerge o Movimento 65, uma novidade no campo democrático e progressistas para as eleições de 2020.

O Movimento 65 anuncia em seu manifesto que busca a adesão de lideranças populares, progressistas, patrióticas e democráticas cujo compromisso é “a defesa do Brasil, dos direitos povo, da democracia, hoje seriamente golpeados e ameaçados”.

Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, ao anunciar a iniciativa, afirma que se trata de “um instrumento para lutarmos juntos por cidades mais humanas e acolhedoras, por um Brasil soberano e democrático” e destaca que o Movimento 65 está de portas abertas para mulheres e homens comprometidos com as causas de suas cidades.

Para a dirigente, as eleições tornam 2020 um ano decisivo para o país. “As eleições municipais decidem sobre a qualidade de vida das pessoas. Queremos ser uma alternativa, estimulando também quem não tem partido e deseja se candidatar. Por isso estamos convidando a conhecer a experiência do PCdoB nas cidades e estados que administramos”, afirmou.

O governador do Maranhão, Flávio Dino anunciou que participará da agenda de atividades em todo país e acrescenta que o Movimento 65 possibilitará um debate amplo e ações concretas. “Queremos construir um espaço para discutir a boa política, bons rumos para o país e possibilitar a candidatura de pessoas progressistas às prefeituras e câmaras municipais”.

A Líder da Minoria na Câmara, deputada federal Jandira Feghali (RJ), também convoca homens e mulheres que têm “coragem para ser protagonistas da sua própria história” para aderirem ao Movimento 65. Para Jandira, “o movimento deve reunir pessoas de todas as etnias, cores, religiões e orientação sexual para representar seu povo e sua comunidade”.

O ex-candidato a presidente da República João Vicente Goulart também falou do Movimento 65. Para ele, “o PCdoB está construindo um grande diálogo nacional para a constituição de um Brasil justo, solidário e soberano e com idênticas oportunidades para todos”.

Lançamento

Estão previstos atos de lançamento nas principais capitais do país com a participação de lideranças nacionais e locais. O calendário de atividades do Movimento 65 teve início na quinta-feira (23), em Fortaleza (CE) com um ato que contou com a presença do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, parlamentares e lideranças políticas e sociais do Ceará.

O agenda do Movimento 65 se intensificará durante a pré-campanha eleitoral em todos os estados com prazo até 3 de abril, data final para se filiar para ser candidato ou candidata nas eleições municipais deste ano. Até lá o Movimento terá intensa atividade na internet com site próprio e nas redes sociais do PCdoB, onde já está disponível o manifesto, a identidade visual e materiais promocionais. Além disso, serão divulgados contatos nos estados para que os interessados e interessadas possam se integrar ao movimento.

Nos próximos dias serão lançados vídeos das lideranças nacionais do PCdoB. E os líderes partidários locais também estão sendo incentivados a gravar mensagens de convite.

O Movimento 65 dialoga diretamente com o Movimento Comuns, recentemente lançado pela ex-candidata à vice-presidenta da República, Manuela d’Ávila e outras lideranças políticas e de movimentos sociais.

Mais informações:

movimento65.org

Whastsapp: (61) 99 998 8655

Manifesto disponível em PDF:

Manifesto Movimento 65