Flávio Dino defende que problemas no Congresso e no Judiciário sejam resolvidos de acordo com a leis

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está se manifestando desde esta terça-feira (25) contra a convocação da população por autoridades, e especialmente pelo presidente Jair Bolsonaro,  para ato público contra o Congresso.

“Extremamente grave que altas autoridade civis e militares estejam apoiando atos políticos contra os o Poderes Legislativo e Judiciário. Os defeitos destes têm que ser enfrentados de acordo com as leis, não com coação”, escreveu o governador do Maranhão.

O chefe do Executivo maranhense, que é advogado e ex-juiz federal, fez questão de lembrar que “tal coação constitui crime de responsabilidade”.

Diálogo

Nesta quarta-feira (26), mais uma vez, o governador do Maranhão voltou a pedir por diálogo amplo em defesa da democracia e contra o bolsonarismo. Para tal, lembrou um fato histórico: buscando saídas contra a ditadura estabelecida em 1964, o presidente deposto, João Goulart, reuniu-se até mesmo com Carlos Lacerda, feroz opositor de Getúlio Vargas e do trabalhismo. “Em horas graves, como a atual, creio ser uma lembrança”, defendeu Dino.

PCdoB defende ampla resposta

O PCdoB tem defendido resposta ampla e imediata. A presidenta nacional da legenda, Luciana Santos, considerou gravíssima a atitude do presidente da República e afirmou que são imperativas a tomada de posição e a união de todas as lideranças dos partidos que prezam a democracia, independente de matizes ideológicas e eventuais divergências políticas. Ela tem buscado articulação com outras legendas e movimentos sociais para fazer frente a qualquer ameaça à democracia. LEIA MAIS

Os parlamentares da bancada do PCdoB também acompanham o caso com preocupação e defendem tomada de posição contra a atitude do chefe do Executivo.