reprodução Twitter

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), que passou sete meses preso no ano passado por ofender integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a desferir insultos contra integrantes da Corte. Dessa vez, o alvo foi o ministro Alexandre de Moraes.

Silveira participou domingo (20) de um ato organizado por bolsonaristas em São Paulo, que recebeu o nome de Freedom Day (Dia da Liberdade).

Além de fazer críticas ao ministro, ele também violou uma das medidas cautelares que foram determinadas por Moraes ao libertá-lo, em novembro do ano passado.

O ministro proibiu Daniel Silveira de ter contato com outros investigados do inquérito do STF sobre milícias digitais. Porém, o empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB-SP, estava no mesmo evento e posou para foto ao lado do deputado.

Em vídeo gravado para um ativista, sem citar o nome do ministro, o deputado bolsonarista diz que ele “está cometendo muitas inconstitucionalidades” e ameaçou Moraes dizendo que “está ficando complicado” para o magistrado continuar vivendo no Brasil.

O ativista pediu para o parlamentar mandar “um recadinho para o ministro Alexandre de Moraes”.

“Ministro, olha só, o senhor está cometendo muitas inconstitucionalidades. Acho que o senhor tem que pegar e agir dentro da Constituição. Sabe por quê? Senão o sr. está chateando toda a Federação, toda a República Federativa do Brasil. Está ficando complicado para o senhor continuar vivendo aqui. Seja juiz”, disse Silveira.

Silveira é réu no STF por ataques a ministros da Corte e às instituições da República. Ele foi preso em fevereiro de 2021, ficou em prisão domiciliar de março a junho, voltou para ao presídio por desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica, sendo solto em novembro passado.