Deputadas do PCdoB repudiaram nesta quarta-feira (2) o ataque de Jair Bolsonaro à jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, que foi chamada pelo presidente Jair Bolsonaro de “quadrúpede” na terça-feira (1º), após ter tido uma fala distorcida por uma seguidora do presidente.

“Ofender jornalistas não é uma brincadeira. Bolsonaro atenta contra a honra desses profissionais com o claro objetivo de enfraquecer a imprensa. Quem deve muito morre de medo de entrevista e investigação jornalística. Minha solidariedade à jornalista Daniela Lima”, destacou a vice-líder da Minoria, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A declaração também foi repudiada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). “Aos risos, Bolsonaro volta a atacar a imprensa. Dessa vez, a vítima foi a apresentadora da CNN Brasil, chamada de “quadrúpede”, a partir de fala distorcida da jornalista! Isso é inadmissível!”

O episódio trazido pela bolsonarista esta semana faz referência a um trecho da edição do dia 26 de maio do CNN 360º, jornal que Daniela Lima apresenta. Na ocasião, a jornalista disse “não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”.

A apresentadora se referia aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registravam a criação de novos empregos, no entanto, os números eram os menores do ano.

Apoiadores de Bolsonaro compartilharam nas redes sociais apenas o trecho do vídeo em que a jornalista diz que “infelizmente, a gente vai falar de notícia boa”, sem a conclusão do raciocínio.

Aproveitando a menção feita pela apoiadora, Bolsonaro atacou a jornalista, sem citar seu nome. “‘Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim não’. É uma quadrúpede”, disse o presidente rindo.

Logo em seguida, Bolsonaro emenda sugerindo que Daniela, no passado, votou em “outra do mesmo gênero”, também sem explicitar a quem se referia. “Afinal de contas, acho que não precisa dizer de quem ela foi eleitora no passado. De outra do mesmo gênero”, afirmou.

Em nota, a CNN Brasil informou que repudia qualquer tipo de ofensa ou ataque pessoal a jornalistas e profissionais da mídia.

Na mesma interação, gravada e transmitida por apoiadores, Bolsonaro também criticou a TV Globo, atribuindo as críticas feitas à aceitação do governo em sediar a Copa América em plena pandemia de Covid-19 ao fato de a emissora não ser a detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Pouco antes, ao deixar o Ministério da Saúde, Bolsonaro encerrou abruptamente uma entrevista ao ser questionado sobre o fato de ter nomeado o general Eduardo Pazuello, ex-titular da Pasta, para um cargo na Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República.

Pazuello será secretário de Estudos Estratégicos no órgão, segundo edição extra do Diário Oficial da União. O presidente da República tem histórico de ataques à imprensa, na maioria a jornalistas mulheres.

 

Da redação

 

 

(PL)