A Fundação Maurício Grabois acaba de lançar mais um curso em sua plataforma de ensino à distância. A série “Economistas Brasileiros (as)” trata do pensamento de homens e mulheres que se dedicaram a estudar o Nacional Desenvolvimentismo e a Teoria da Dependência, e que contribuem, ainda hoje, para entender o Brasil e também a América Latina.

Os dois primeiros cursos são ministrados pelos camaradas Elias Jabbour, com aulas sobre o pensamento de Inácio Rangel e Nilson Araújo, sobre o pensamento de Ruy Mauro Marini.

O historiador Altair Freitas, secretário executivo da Escola Nacional João Amazonas, ressaltou que a necessidade de debater um projeto de desenvolvimento nacional, que norteia o Programa do PCdoB, explica a escolha dos pensadores.

“Estudar economistas como Inácio Rangel e Ruy Mauro Marini, que se debruçaram sobre o antigo desenvolvimento brasileiro e as teorias sobre a dependência econômica brasileira é fundamental para alicerçar o nosso pensamento programático, à luz da historia da economia política nacional”, destacou.

Além disso, registrou Altair Freitas, a inauguração da nova cátedra colabora na integração do trabalho e da experiência dos camaradas oriundos do Partido Pátria Livre (PPL), que foi incorporado ao PCdoB em 2019.

“Com a Cátedra Cláudio Campos, que é inaugurada com este curso, incorporamos ao trabalho de formação e propaganda do PCdoB a experiência histórica dos e das camaradas oriundos do PPL, que têm uma larga tradição em estudar e debater o desenvolvimento brasileiro”, afirmou.

“Cláudio Campos foi um dos principais líderes do MR8, uma das forças fundamentais para a fundação do PPL. E foi um desses quadros que se dedicou ao tema, dando nome à Fundação do então Partido Pátria Livre, incorporado ao PCdoB”, concluiu.

Inscrições abertas

Os cursos são destinados a qualquer pessoa interessada em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre as grandes questões da filosofia, economia política, história e sociologia.

Além das vídeo-aulas disponíveis pela internet, incluem indicações de leituras e sugestões bibliográficas referentes a cada tema para aprofundamento. Nos vídeos a seguir, os próprios professores convidam aos estudos.

Elias Jabbour destaca os por quês de conhecer Inácio Rangel:


Nilson Araújo lembra que Ruy Mauro Marinho fala da realidade do Brasil e de outros países da América Latina:

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma da Fundação Maurício Grabois.

Militantes do PCdoB que estejam em dia com o Sistema Nacional de Contribuição Militante recebem um voucher da Secretaria Nacional de Finanças, que dá direito a um desconto de 50% sobre os valores desde e dos demais cursos de ensino à distância oferecidos pela Fundação.

SAIBA MAIS
Nádia Campeão convida para curso grátis sobre cidades democráticas
Militantes em dia no Sincom têm desconto em cursos de formação