A Escola Nacional João Amazonas está realizando em São Paulo a décima edição do curso “Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo-Leninismo” – Nível 3 – com a participação de setenta e três quadros do PCdoB, entre dirigentes dos comitês estaduais e das diversas frentes de atuação do Partido junto à sociedade.

Por Altair Freitas*

Como tem sido a tônica nas últimas edições, a parceria entre a Escola Nacional, a Fundação Maurício Grabois e a Secretaria Nacional de Mulheres, a décima turma tem forte presença feminina, com as mulheres compondo cerca de 60% do total de participantes. Outra frente de atuação importante do partido, a juventude, inscreveu 27 militantes, que sempre agregam aos cursos uma grande energia e dinâmica típicas da atuação de jovens comunistas. Temos também a presença de duas militantes transgênero, reafirmando assim o compromisso do PCdoB e da Escola com a promoção da luta contra o preconceito em todas as suas formas. No seu conjunto, militantes e quadros que participam do Nível III, expressam na prática a conjugação das frentes prioritárias de atuação e estruturação partidária: trabalhadores (as), mulheres, juventude e a luta antirracista.

Instalado no dia 20 de janeiro, pela coordenação da Escola – Adalberto Monteiro, Secretário Nacional de Formação e Propaganda, Nereide Saviani, diretora e Altair Freitas, secretário executivo – o curso está organizado conforme os eixos temáticos curriculares com dois dias para cada um: Filosofia Materialista-Dialética, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, o Socialismo como Necessidade Histórica e o Partido Marxista-Leninista. Os (as) professores (as) são quadros do PCdoB, na sua maioria membros do Comitê Central e do trabalho permanente da formação em âmbito nacional e estadual. Além das aulas, os (as) participantes desenvolvem leituras individuais e debates em grupos a partir de problematizações apresentadas conforme cada professor (a).

A turma de 2018 foi batizada com o nome do camarada Lúcio Monteiro, histórico militante do PCdoB pernambucano, falecido aos 73 anos no último dia 19 de janeiro. Lúcio Monteiro cumpriu um importante papel no processo de reconstrução do trabalho de formação nacional do Partido, tendo participado com grande destaque dos primeiros encontros e cursos nacionais organizados pela Escola desde 2003.

Saiba mais:

Altair Freitas explica como se realiza o processo de formação do PCdoB