Cuba na lista de patrocinadores do terrorismo é infâmia que deve acabar
A República de Cuba é conhecida por sua sempre generosa fraternidade e solidariedade com os povos do mundo. Mesmo cercado e bloqueado financeiramente, economicamente e comercialmente, o país encontra forças para prestar ativa solidariedade aos povos que dela necessitam.
Por isso, quando Donald Trump, em 2021, faltando nove dias para deixar o governo, incluiu a ilha caribenha em uma lista unilateral de países que supostamente patrocinam o terrorismo, o que significava adicionar ainda mais sanções às inúmeras já existentes, houve uma onda de repúdio geral em todo o planeta, o que, no entanto, não demoveu o governo estadunidense.
Agora, quando no dia 15 de maio de 2024, o Departamento de Estado dos EUA excluiu Cuba de uma outra lista, também feita de forma unilateral, de países que não cooperam totalmente com o combate ao terrorismo, salientamos que esse é um passo insuficiente, mas na direção correta, como registrou, em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil: “O governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, da decisão do governo dos Estados Unidos de retirar Cuba da lista unilateral de países que não cooperam plenamente no combate ao terrorismo. O Brasil estima tratar-se de passo importante na direção correta e insta o governo norte-americano a excluir Cuba também de sua lista unilateral de Estados patrocinadores do terrorismo, da qual derivam pesadas e injustificadas sanções ao país caribenho”.
A permanência de Cuba na espúria lista unilateral de supostos países patrocinadores do terrorismo é uma infâmia que já dura tempo demais. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) considera que a imediata exclusão do nome de Cuba é uma exigência da consciência humana, da dignidade e da verdade.
Exigência à qual se soma o fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial, que de forma ilegal os EUA promovem contra a República de Cuba.
O PCdoB considera que as nações da América Latina e do Caribe têm o direito soberano de escolher seus caminhos próprios de desenvolvimento e democracia.
Assim, voltamos a exigir a exclusão imediata de Cuba da lista unilateral de supostos países patrocinadores do terrorismo e o fim imediato do bloqueio!
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Maio, 2024