Luciana Santos e homenageados com Medalha do Mérito Solano Trindade

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, na posição de governadora em exercício de Pernambuco, assinou nesta terça-feira (19), decreto que cria a Marcha Zumbi-Dandara. O decreto marca o Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro.

Neste ano, a marcha será pela paz e pelo direito a vida. Vai ser realizada no próximo dia 26, às 14h, saindo do Parque 13 de Maio, no Recife.

A governadora em exercício também entregou os diplomas da Medalha do Mérito Solano Trindade, ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Os agraciados de 2019 foram Lia de Itamaracá, Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Nação de Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife, Bloco Lamento Negro e Centro Cultural Cambinda Estrela. A comenda reconhece e fomenta iniciativas da sociedade civil voltadas à promoção da igualdade racial.

Luciana defendeu que é fundamental combater o preconceito e lutar contra retrocessos:

“É inaceitável que muitas das características perversas legadas por nosso passado de escravidão permaneçam até hoje, em pleno século 21. Num momento tão adverso como o que estamos vivendo – onde o ódio, a intolerância e o preconceito estão na voz de dirigentes do Estado brasileiro -, temos que reagir à altura, fazendo um contraponto concreto”, ressaltou.

“O contraponto é a gente mostrar que, aqui no estado de Pernambuco, qualquer retrocesso no combate ao racismo e na busca pela igualdade não passará. Aqui, honramos a luta de Zumbi, Dandara, Marielle e tantos outros”, escreveu nas redes sociais.