A Federação Brasil da Esperança no Distrito Federal (DF), composta pelo PT, PCdoB e PV, contém na chapa majoritária três candidaturas desses partidos. Representando o PCdoB, a professora Olgamir Amancia (43) é a candidata a vice-governadora do DF.

Com vasta experiência na educação, Olgamir foi professora de Matemática de escola pública do Distrito Federal há mais de 30 anos, fez mestrado e doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB) e nessa mesma instituição se tornou docente e Decana de Extensão até se licenciar para se dedicar à campanha. Olgamir foi ainda por vários anos, diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

Confira abaixo a entrevista com a candidata:

Com objetivo de eleger Lula presidente e ampliar a votação do PCdoB, a legenda no DF está em campo concorrendo a uma cadeira na Câmara dos Deputados e em busca de eleger uma candidatura do PCdoB para a Câmara Legislativa do DF. São duas candidaturas a federal e duas (coletivas) a distrital.

Para federal, a socióloga e cientista política Ana Prestes 6565 está fazendo uma intensa campanha no campo das ideias e em conversas com o povo nas ruas e nas redes, com a disposição de apresentar os melhores projetos na Câmara dos Deputados.

Neta do casal revolucionário Luiz Carlos e Maria Prestes, Ana é mestre e doutora em Ciência Política. Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros – IEB-USP e doutoranda em História (UnB). É da direção nacional do PCdoB e secretária nacional de Relações Internacionais do Partido. Atua como analista internacional e pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil. 

Assista abaixo a entrevista com a candidata:

Confira aqui mais sobre a candidata.

Na disputa a uma segunda vaga na chapa proporcional, o economista e sindicalista Flauzino Antunes Neto 6599 também está nas ruas em campanha. Com experiência no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Flauzino Antunes Neto também foi presidente do Sindicato dos Economistas do Distrito Federal (SINDECON-DF). Servidor público, estudou Desenvolvimento Econômico na Universidade Federal do Paraná. É presidente (licenciado) da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-DF).

Confira aqui mais sobre o candidato.

DISTRITAL

Para deputado e deputada distrital, o PCdoB tem duas candidaturas coletivas, do Prof. Elias e Coletivo Comuns 65123 e Verônica Goulart coletivo 65555. Conheça mais sobre cada uma delas clicando em seus nomes.