Olgamir nasceu em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (GO), no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Ainda criança, mudou-se com a família para Planaltina, onde fincou raízes. Católica e casada há 37 anos com o policial militar Aureci, é mãe de dois filhos e avó de três netas. Por 30 anos, deu aulas de matemática em escolas públicas do Distrito Federal. Ex-decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir tem uma relação forte com a instituição, na qual é docente de licenciatura e se tornou mestre e doutora em Educação. Ela atuou também em faculdades particulares como professora de políticas públicas e gestão da educação. Entre 1992 e 1998, foi diretora do Sindicato dos Professores. Olgamir foi a primeira secretária da Mulher do DF, de 2011 a 2014, sendo responsável pelo fortalecimento das Casas Abrigo e dos Núcleos de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica. A luta pela equidade de gênero é um dos pilares da atuação dela, que também é fundadora da União Brasileira de Mulheres.