Uma série de conferências estaduais, municipais e plenárias de base marcaram o fim de semana da militância e dirigentes partidários do PCdoB. Essas etapas são preparatórias para a 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, que acontece nos dias 4, 5 e 12 de agosto, em Salvador, na Bahia.

As conferências estaduais do PCdoB do Rio de Janeiro e da Bahia ocorreram no sábado (15), a plenária do Distrito Federal também, enquanto que a etapa do Rio Grande do Sul aconteceu na noite desta segunda-feira (17). Nessas plenárias foi apresentado e debatido o documento base da Conferência Nacional que está recebendo emendas que serão ou não aprovadas na plenária final da etapa nacional.

Confira abaixo como foram as etapas realizadas até o momento:

Rio de Janeiro

A Conferência Estadual do PCdoB do Rio reuniu, presencialmente, comunistas de todo o estado. O evento ocorreu no sábado (15) e contou com a participação da deputada federal do PCdoB-RJ e líder da bancada na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, a secretária nacional de Combate ao Racismo, deputada estadual, Olívia Santana (BA) e o presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos.

A líder do PCdoB valorizou a iniciativa inovadora do PCdoB que propõe a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, com caráter antirracista e democrático. “Congratulações a todas as delegadas e delegados de 28 municípios do Rio que lotaram o auditório do Sindicato dos Comerciários neste sábado para participar deste debate fundamental para o nosso país. Felicitações, em especial, à deputada estadual Olívia Santana, da Bahia, secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, formuladora desta nova construção política, também presente à plenária. A luta antirracista é a luta contra a desigualdade e a injustiça e independe de credo ou cor da pele: ela é de todos nós!”, reforçou a deputada.

Líder do PCdoB na Câmara é deputada federal pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali.

Todo o processo de mobilização se deu com a realização de 12 plenárias, sendo sete municipais e cinco regionais, reunindo quase 300 militantes, o que levou 150 delegados (as) para a plenária estadual, que tiveram voz e voto.

Na plenária final foram eleitos 55 delegados e delegadas para a Conferência Nacional.

Confira mais imagens da conferência do Rio, publicadas nas redes sociais AQUI

Bahia

A plenária do PCdoB baiano também foi realizada no sábado, por plataforma virtual. Segundo os organizadores, foi um sucesso! “Reunimos quase 150 militantes para debater nossas ações para uma sociedade sem racismo”, publicaram em suas redes sociais.

O evento também contou com a participação da secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana, o secretário nacional de Cultura do partido, Javier Alfaia, o presidente estadual do PCdoB-BA, Davidson Magalhães e Ângela Guimarães, secretária de Igualdade Racial do governo da Bahia. O presidente em exercício da Unegro e dirigente nacional, Edson França também participou dos debates. A deputada Olívia agradeceu a bancada federal e estadual baiana que colaboraram na mobilização da militância.

Confira a galeria de imagens publicadas nas redes sociais do PCdoB Bahia AQUI

Distrito Federal

Ainda também no sábado (15) aconteceu a conferência de Combate ao Racismo do Distrito Federal, na sede da Contee, no Setor Bancário Sul, em Brasília. A mesa foi dirigida pelo presidente do PCdoB, João Vicente e pela Ivanete Alves, conhecida por Santa, secretária de Igualdade e Raça do DF.

Santa (com o microfone) dirigiu a plenária. Foto: Eder Brant

O evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas e foram eleitos oito delegados e delegadas para a Conferência Nacional. Sérgio Pedro foi quem fez a apresentação do documento base.

Ricardo Alemão Abreu (imagem abaixo), diretor da Fundação Maurício Grabois e integrante da Comissão Política Nacional e Jorge Gregory, secretário de Organização do DF também estiveram presentes e fizeram uma fala no ato.

Alemão deu sua contribuição com uma fala na etapa estadual. Foto: Eder Brant

O tema mais debatido foi a importância de explorar, já desde a primeira infância, a questão racial. A importância de conscientizar nossas crianças sobre o racismo no Brasil e para elas, se tornarem adultos antirracistas.

Rio Grande do Sul

Na Câmara Municipal de Porto Alegre aconteceu a conferência estadual de Combate ao Racismo do RS noite desta segunda-feira (17), de forma mista, presencial e por plataforma virtual. Participaram do evento mais de 100 delegados, delegadas e convidados, com a representação de grande parte das direções municipais do PCdoB.

Foram mobilizadas 23 cidades, realizado 16 Conferências Municipais e/ou Regionais e duas Conferências Livres:  Mulheres Negras e Povos de Matriz Africana.

As resoluções das Conferências foram acolhidas pela etapa estadual quase na sua totalidade. Edson França, da direção nacional, também participou do evento, assim como a deputada federal do PCdoB-RS, Daiana Santos e a deputada estadual Bruna Rodrigues que lembrou que o “PCdoB é um partido que sempre teve como centro a construção de uma sociedade livre de qualquer opressão – dentre elas o combate e a superação do racismo como uma ferramenta fundamental para termos uma nova sociedade”.

A deputada Daiana Santos afirmou que “não existe democracia onde há racismo!” e disse que o debate é importante para reflexão do que já foi feito e pontuarmos onde ainda precisamos avançar. “Evento histórico de um partido do RS que elegeu duas mulheres negras, uma a nível estadual e a outra a federal. Seguimos na luta na construção de um país efetivamente antirracista!”, completou.

Da etapa estadual foram eleitos 35 delegados e delegadas que representarão o Rio Grande do Sul, na Conferência Nacional.

 “Foi uma exitosa Conferência rumo a Conferência Nacional”, afirmou Luciane Congo, vice-presidenta do PCdoB-RS.

Próximas conferências

Na quarta-feira (19), o comitê do Pará, da Paraíba e Tocantins realizarão as suas conferências locais para debater a tese da conferência e eleger os seus representantes na etapa nacional. No último dia 5/7, o Paraná realizou a sua conferência.

Já os dias 21, 22 e 23, sexta, sábado e domingo, irão ocorrer a maioria das conferências locais.

Confira a agenda AQUI