O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está realizando mais de 20 conferências estaduais para debater a tese da 1ª Conferência de Combate ao Racismo do partido. Os encontros visam incrementar o documento base a ser aprovado na etapa final da conferência que se realizará nos dias 4, 5 e 12 de agosto, em Salvador (BA).

A primeira conferência estadual foi a do PCdoB do Paraná que realizou o seu encontro virtualmente no último 5 de julho e contou com a participação da secretária nacional de Combate ao Racismo, deputada estadual Olívia Santana (BA), dirigentes e militantes do estado.

Na ocasião, a deputada destacou a importância da participação de negros e negras nas instâncias de direção partidária e da criação de secretarias de Combate ao Racismo no âmbito das estruturas de direção do PCdoB.

Plenária PCdoB Paraná

Relatou também a importância das eleições de 2022 e a da participação de candidaturas negras com apoio da militância no combate ao racismo. Participou também do encontro, Elton Barz, presidente estadual do PCdoB, e Elza Campos, secretária da Mulher do PCdoB do Paraná.

Eles enfatizaram a importância com que o PCdoB trata a questão de combate ao racismo. Na plenária, foram eleitos 10 (dez) delegados e delegadas para representarem o estado na Conferência Nacional.

Calendário

Os comitês estaduais da Bahia (virtual) e do Rio de Janeiro realizarão as suas conferências no próximo sábado (15) assim como o PCdoB do Distrito Federal (presencial), na segunda-feira (17) é a vez dos militantes do Rio Grande do Sul se reunirem de forma mista, tanto presencial quanto virtual.

Na quarta-feira (19), o comitê do Pará, da Paraíba e Tocantins, no formato virtual, realizarão os seus encontros com a militância para debater a tese da conferência.

O penúltimo fim de semana de julho foi a data escolhida pela maioria dos estados para realizarem as suas plenárias: Amazonas (presencial), Rio Grande do Norte (mesa presencial, público virtual) e o Piauí, presencial das 9h às 13 horas, irão se reunir na sexta-feira (21).

Já no sábado (22) será a vez do Alagoas, Amapá (presencial), Ceará (virtual), Goiás, Maranhão (presencial das 8h30 às 13h30), Minas Gerais (9 horas, virtual), Mato Grosso do Sul (presencial), Pernambuco (mista) e São Paulo reunirem seus militantes em torno dos debates da tese da Conferência.

No domingo (23) acontecerá a plenária do PCdoB do Mato Grosso e dia 27, quinta-feira, será o encontro dos militantes de Santa Catarina (formato misto).

Encontros temáticos

O PCdoB também organiza plenárias temáticas, até o momento foi realizada uma plenária de mulheres e está marcada o encontro sindical na próxima quinta-feira (13), às 19 horas, via Zoom.

Fonte: Secretaria de Organização

Tribuna de Debates

Os interessados no debate podem fazer sugestões sobre a tese, inclusão e exclusão através do envio de artigos para serem publicados no hotsite da conferência. Confira as regras e participe www.pcdob.org.br/combateaoracismo2023