Estão em marcha as conferências estaduais, municipais e de bases do PCdoB em todo o país. O calendário para as etapas nas capitais e nos estados está quase completo: todas devem ser realizadas até 24 de novembro deste ano.

O processo de conferências inclui pautas como a recepção dos membros do Partido Pátria Livre (PPL), incorporado ao PCdoB, e a aprovação do pré-projeto eleitoral para 2020. O desafio é fortalecer o PCdoB e preparar projetos eleitorais mais ousados, com lançamento de candidaturas às prefeituras e a formação de chapas próprias competitivas a vereador.

Estão em debate e deliberação, ainda, o Projeto de Resolução Política e de Construção Partidária, elaborado e aprovado pelo Comitê Central; o Projeto de Resolução e de Construção Partidária, elaborado e aprovado pelos Comitês Estaduais, do Distrito Federal e dos municípios. Por fim, é nas conferências que os comunistas realizam um balanço do trabalho de direção do organismo partidário e a eleição das novas e novos integrantes dos comitês.

Participação

É esperada ampla participação dos filiados e das filiadas do PCdoB nas discussões e deliberações das conferências. Militantes se integram ao processo a partir das conferências de base ou municipais, onde são eleitos os delegados das conferências estaduais e do Distrito Federal. O Comitê Partidário cujo mandato esteja terminando também indica delegados, respeitado o percentual de 10%. Com vistas à construção da Frente Ampla, simpatizantes do partido e forças políticas também são convidados às discussões.

Votos e contribuições

A eleição de delegadas e delegados, bem como dos dirigentes, é feita de modo secreto, único, pessoal e intransferível. Para participar, elegendo ou sendo eleito, é necessário estar em dia com as contribuições financeiras ao partido.

Confira os detalhes de todas as normas para realização de conferências no documento orientador publicado em nosso Portal.

Veja a seguir a agenda de todas as conferências confirmadas nos estados e nas capitais.

Ps.: A tabela foi modificada nos dias 14 e 15/10 e em 1º/11 para atualização de datas.