Encontro de Pré-Candidatos 2020, realizado em João Pessoa, onde comunistas resolveram lançar candidato à prefeitura

João Pessoa, capital da Paraíba, terá candidato ou candidata do PCdoB para a prefeitura nas eleições de 2020. O processo de discussão de uma candidatura majoritária começou no último sábado (11), quando o comitê municipal do partido realizou o Encontro de Pré-Candidatos 2020, que reuniu militantes e dirigentes para tratar de legislação eleitoral, contabilidade e do lançamento do Movimento 65.

A presidenta estadual do partido, Gregória Benário, explicou que, ao tratar da orientação do Comitê Central para a organização de candidaturas majoritárias, ficou clara a disposição dos camaradas e as condições para o lançamento de um quadro comunista para a prefeitura pessoense. Segundo a dirigente, a divulgação desta decisão teve boa acolhida na sociedade e pela imprensa local.

“Há um entendimento, tanto interno quanto externo, de que o PCdoB vem prestando ao longo de sua história um importante serviço ao povo brasileiro. E de que pode fazer o mesmo aqui na Paraíba, por meio de nossos quadros”, comentou.

No momento, quatro nomes são apontados como pré-candidatos: Simão Almeida (ex-deputado estadual), Marcos Santos, Jonildo Cavalcanti (atual presidente do diretório pessoense) e a própria Gregória Benário (presidente estadual).

Ela indicou que uma decisão deve ser tomada até o final do mês, na próxima reunião da Comissão Política. De todo modo, já começaram os debates com militantes e serão feitas conversas com aliados.

 

 

 

Outras majoritárias

Além de João Pessoa, outras importantes cidades da Paraíba contarão com um quadro do PCdoB entre os candidatos para cargo majoritário nas eleições 2020. Destaque é Campina Grande, segunda maior cidade do estado, onde o deputado estadual comunista Inácio Falcão é pré-candidato.

“Ele se apresenta como uma terceira via para a cidade e desponta como favorito nas pesquisas de intenção de voto. Tem feito um trabalho importante ao aglutinar o campo da esquerda na cidade. Entendemos, neste cenário, que Campina Grande é uma prioridade na Paraíba”, explicou Gregória.

Movimento 65

Nacionalmente, o Comitê Central do PCdoB lançou, em dezembro passado, o Movimento 65. Trata-se de uma proposta de caráter cívico e eleitoral com o objetivo de convidar lideranças democráticas e populares, dos movimentos sociais, para se filiarem e se candidatarem nas eleições de 2020. Em João Pessoa, este foi um dos temas do seminário realizado no último sábado.

“Estamos construindo um momento amplo de filiação coletiva em João Pessoa, com ênfase na filiação de mulheres. Estamos convidando especialmente as lideranças locais, que fazem parte das associações comunitárias e de bairro e que se identificam com o programa do partido. Nosso convite é que venham fazer parte e lançar candidaturas”, concluiu Gregória Benário.

Outras capitais

A proposta de uma candidatura comunista para a prefeitura de João Pessoa vai ao encontro da resolução partidária (publicada em 18/08/2019), que trata das eleições em 2020. O documento ressalta que “o PCdoB deve almejar resultados superiores aos que foram alcançados em 2016, alargar sua base eleitoral e seu número de eleitos, reeleger os atuais prefeitos e vereadores, projetar milhares de lideranças eleitorais para 2022, e ganhar centenas de mandatos de vereadores para ter sólidos pontos de apoio e atuação, em especial nas grandes e médias cidades e regiões mais populosas do país”.

Durante as conferências municipais, realizadas em novembro passado, outras importantes capitais brasileiras lançaram pré-candidatos e pré-candidatas que devem disputar as prefeituras nas eleições de 2020. São elas São Paulo, Salvador, Palmas, Vitória, Florianópolis e Maceió. Conheça os perfis dos pré-candidatos e pré-candidatas publicados no Portal PCdoB.