“Em uma decisão contestada tanto por grandes nomes do Direito quanto pelo povo brasileiro, que pode não ter notório saber jurídico, mas entende de justiça, o ex-presidente Lula teve negado seu pedido de um habeas corpus que o protegesse dos que tentam prendê-lo por uma condenação forçada sem qualquer prova”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) sobre a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a decretação da prisão do ex-presidente Lula, em tempo recorde.

Para ele, tratar dessa forma um ex-presidente que encerrou seu governo com mais de 80% de aprovação popular e foi reconhecido em todo o mundo pelo combate à fome, pela geração de emprego e renda, pela diminuição das desigualdades sociais “é algo que vai além da injustiça, da ingratidão, da falta de respeito ao povo e aos direitos fundamentais de qualquer cidadão”.

Chico Lopes criticou ainda a celeridade da decretação da prisão de Lula. Para ele, a ação tem o objetivo de claro de influenciar nas eleições, impedindo a população de escolher livremente o próximo presidente.