A história do PCdoB após o fim da União Soviética é tema de mais um vídeo da série que trata do centenário da mais longeva legenda em atividade no Brasil, comemorado neste ano. A peça audiovisual resgata a reafirmação do socialismo naquele momento e o 8º Congresso.

O vídeo lembra que em 1991, com o fim da União Soviética, emergiu uma onda reacionária e anticomunista. Partidos outrora revolucionários desertaram, mudaram de cor e nome. Com o PCdoB, foi diferente. Ele enfrentou e venceu essa avalanche.

Realizou um balanço crítico de sua própria trajetória e do primeiro ciclo de experiência do socialismo. Ressaltou o legado da URSS à humanidade e sistematizou erros e lições. Em 1992, em seu 8º Congresso, reafirmou o socialismo em bases novas, rejuvenescido pelas lições da história. Posteriormente, elaborou um Programa Socialista. João Amazonas liderou esse processo, que resgatou a essência transformadora do marxismo.

Assista abaixo. Clique aqui para assistir a série completa. E leia aqui o livro “Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)”.

 

Por Priscila Lobregatte