O envolvimento dos comunistas na luta pela reforma agrária no Brasil foi tema de mais um vídeo da série que conta a história centenária do PCdoB. O vídeo lembra algumas das principais lideranças que atuaram nessa frente de lutas a partir do anos 1980.

Naquela década, o partido participou das jornadas pela reforma agrária no Sul do Pará, Maranhão, Goiás e em outras regiões. Nesse período são mártires, vítimas da pistolagem do latifúndio, destacadas lideranças camponesas, entre as quais o pai João Canuto e os irmãos José e Paulo; Expedido Maria, de Rio Maria; Raimundo Pereira Lima, o Gringo, de Conceição do Araguaia; o ex-deputado do PCdoB do Pará, Paulo Fonteles e Nonatinho, de Santa Luzia do Pindaré.

Mais recentemente, Adelmo Ramos, o Dinho, do Amazonas, e Afonso João Silva, do Mato Grosso, tombaram pelas balas do latifúndio. Na atualidade, os comunistas continuam na luta pela reforma agrária e apoiando os pequenos agricultores.

Confira o vídeo abaixo e veja aqui a playlist completa do centenário. Acesse aqui o livro “Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)”.

Por Priscila Lobregatte