Governadores do Nordeste (foto: divulgação)

Momentos antes de seu café da manhã com jornalistas, na sexta-feira, Jair Bolsonaro se referiu pejorativamente aos governadores nordestinos como “paraíbas” e recomendou ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que o Estado do Maranhão, em particular, não recebesse recursos federais.
“Para este aí do Maranhão, nada”, disse ele. “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”, disse Bolsonaro para Lorenzoni, sem saber que estava sendo captado pela TV Brasil.
O governador do Maranhão é Flávio Dino, do PCdoB. Em repúdio às declarações de Bolsonaro, preconceituosas e racistas, os governadores do Nordeste lançaram nota em que denunciam o anúncio de retaliação – captado no sistema de som do ambiente do evento – pretendida e ordenada por Bolsonaro ao Maranhão e outros Estados nordestinos.
“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”, diz um trecho da nota.
Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comentou: “Em um dia, ele atacou Miriam Leitão, desprezou a fome – contrariando a ciência e o senso comum, pois basta andar na rua -, e chamou os governadores de ‘paraíbas’. A cabeça é movida pelo confronto, e o coração, infelizmente, está possuído de ódios. Parece chamar todos os nordestinos de ‘paraíba’ e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição.”
O termo “paraíba” é uma designação pejorativa e racista, comum em certas camadas da Zona Sul do Rio de Janeiro, para designar os nordestinos.
Abaixo, a íntegra do documento dos governadores nordestinos:
Carta dos Governadores do Nordeste
Nós, governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população. Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
19 de julho de 2019
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco