Agentes da USAID no Brasil - (foto: Ministério da Defesa/ Divulgação)

Jair Bolsonaro não quis saber do trabalho que está sendo feito pela Polícia Federal e pelas Forças Armadas e decidiu pedir a ajuda de “peritos” dos Estados Unidos para “investigar” as causas dos incêndios que estão ocorrendo na Amazônia e no Centro Oeste do país.
Seu objetivo com a vinda dos agentes americanos deve ser colocá-los, não para ajudar a localizar madeireiros e garimpeiros criminosos, estimulados por ele a desmatarem as florestas, mas para “investigar” as ONGs defensoras do meio ambiente, que, segundo ele, seriam responsáveis pelos incêndios.
A pedido do Planalto, funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID – (velha e conhecida agência de intromissão americana na América Latina) desembarcaram na quinta-feira (12), não para trazer ajuda para apagar os incêndios – que seria muito bem vinda -, mas para fazer “investigações sobre quem estaria colocando o fogo.
Os agentes foram alocados no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e no Parque Indígena do Xingu. Ao todo, são seis os “investigadores” dos EUA.
Os órgãos brasileiros responsáveis pelo trabalho de controle e fiscalização das áreas de preservação ambiental e os órgãos de repressão aos criminosos que agem nessas áreas são a Polícia Federal, o Ibama, as guardas florestais dos estados e as Forças Armadas. Eles foram afrontados e desrespeitados pelo governo.
As investigações já vinham sendo conduzidas por esses órgãos. Não era necessário trazer a USAID ou qualquer outro órgão de investigação estrangeiro, a não ser para demonstrar o servilismo do governo Bolsonaro ao governo de Donald Trump.
Os incêndios, como todos sabem, foram provocados pelo estímulo do próprio governo às queimadas e o desmatamento de florestas em todo o país.
Quem não viu o presidente dizendo, em várias ocasiões, e em suas lives, que há fiscalização ambiental demais no Brasil? Quem não se lembra que ele demitiu o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) porque este detectou e revelou o aumento das queimadas?
Fingindo desconhecer que quem estava incendiando e desmatando florestas eram exatamente os seus seguidores, muitos deles grileiros e madeireiros ilegais, Bolsonaro fez as insinuações irresponsáveis de que ONGs ambientais seriam as causadoras dos incêndios na Amazônia e no Centro Oeste.
Com mais essa decisão e trazer “peritos” americanos, Bolsonaro mostra que segue desrespeitando o trabalho dos brasileiros.
Ele já tinha demonstrado seu desprezo ao trabalho heroico dos bombeiros de Minas Gerais na tragédia provocada pela Vale em Brumadinho, em fevereiro, logo que assumiu o governo.
Na época, ele fez um grande estardalhaço com a vinda de um grupo de “peritos” israelenses que iriam trazer equipamentos “moderníssimos” e “localizar com mais presteza” possíveis sobreviventes.
Não foi nada disso o que aconteceu. Os bombeiros enviados pelo governo de Israel aqui chegaram e não tiveram nenhum sucesso com o uso dos “moderníssimos equipamentos” a que se referira Jair Messias Bolsonaro.
Aliás, uma das características do atual governo, além de desprezar os servidores brasileiros, é achar que tudo o que é feito em Israel ou nos EUA é o máximo.
No final, os bombeiros israelenses acabaram aprendendo muito com os bombeiros de Minas. Tiraram algumas fotos nos poucos dias que permaneceram nas montanhas alterosas e foram embora.
Enquanto ocorria esse teatro, os bombeiros brasileiros seguiram firmes em seu trabalho de resgate.