O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre – conhecido por disseminar fake news na internet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o desbloqueio das contas bancárias da empresa e de seus perfis em diversas plataformas digitais.

A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator no STF dos inquéritos que tramitam na Corte sobre a atuação de milícias digitais e organização de atos antidemocráticos nos quais o blogueiro é investigado.

Na internet, ele foi banido do Twitter, do Facebook e do YouTube e teve o blog Terça Livre encerrado.

Mesmo assim ele tem desafiado o ministro Alexandre de Moraes e atacado os ministros do STF. Numa publicação recente ele chamou Moraes de “psicopata” e “marginal”.

“O psicopata mandou intimar o Telegram pelos sócios do escritório de advocacia! Esse marginal precisa ser parado. Acabou a liberdade de expressão no Brasil”, disse ele.

E ainda debochou do ministro do STF, na Disney. No vídeo, publicado em seus canais, Allan diz: “Alexandre de Moraes, está vendo isso aqui?”, e aponta para a placa da entrada para a Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.

“Não tem mistério, se você botar no Google você consegue me encontrar. Você pode pedir para o Mickey, você pode pedir para a Minnie, você pode pedir para o Pateta, ou você pode pedir para o pato Donald. É bem simples. Você vai lá, pede para eles e vem para cá. Beijos”, conclui.

Além dos bloqueios, Moraes emitiu uma ordem de prisão contra o apoiador de Bolsonaro, em outubro do ano passado, por suspeita de sua participação em crimes de ameaça, ataques contra a honra e incitação à prática de crime e organização criminosa.

Allan dos Santos está foragido nos Estados Unidos e, mesmo após ordem do ministro para o governo brasileiro solicitar a extradição, o processo não foi concluído.

Moraes já cobrou informações do Ministério da Justiça a respeito da extradição. Na segunda-feira (14), o ministro oficiou o secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini, para saber que medidas foram adotadas pelo ministério em relação ao governo americano a fim de efetivar a extradição e deu cinco dias para que as informações sejam prestadas.

A solicitação do blogueiro foi protocolada no STF domingo passado (13). No documento, a defesa alegou que o bloqueio – também determinado em outubro de 2021 – “inviabilizou a subsistência própria e familiar do impetrante”, já que ele foi privado de “renda e recursos de natureza alimentar”.

No ano passado, a defesa já havia tentado o desbloqueio das contas, mas o pedido foi negado pelo ministro Edson Fachin. O magistrado argumentou que não cabe mandado de segurança contra decisões da própria Corte ou de um de seus ministros. O novo mandado de segurança terá como relatora a ministra Cármen Lúcia, que ainda não analisou o caso.

Mesmo foragido, o blogueiro vinha driblando a decisão ao reproduzir conteúdo do Terça Livre no canal Artigo 220 do YouTube, que soma 52 mil inscritos.

Allan dos Santos também continuou a divulgar mensagens ofensivas aos ministros via Telegram, aplicativo para onde apoiadores de Jair Bolsonaro migraram depois que as outras plataformas tomaram medidas para combater a disseminação de desinformação.