O assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia e suas circunstâncias explicitaram, mais uma vez, um tema nevrálgico no Brasil: a violência no campo e em áreas florestais. De acordo com dados preliminares levantados pelo Centro de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc-CPT), somente neste ano, até maio, pelo menos 19 pessoas foram mortas em conflitos no campo — número que ainda não considera o homicídio de Pereira e Philips.

Leia também: Vanessa Grazziotin: Bolsonaro precisa pagar pelos crimes na Amazônia

Do total deste ano até o momento, três ambientalistas e um sem-terra foram mortos no Pará; além disso, cinco eram indígenas e dois quilombolas. Ainda em abril, a CPT já mostrava um salto de 75% em relação aos homicídios dessa natureza entre os anos de 2020, com 20 casos, e 2021, com 35. O levantamento revelou ainda que desde 1985, nenhum outro mandato acumulou  tantos conflitos de terra quanto o de Bolsonaro: 4.078 entre 2019 e 2021.

Outro dado alarmante que mostra a gravidade da situação: segundo a ONG internacional Global Witness, 317 ativistas ambientais foram mortos no país desde 2012. No ano passado, o Brasil figurava no vergonhoso quarto lugar entre os que mais registram assassinatos relacionados a questões ambientais.

O descaso do governo Bolsonaro e a política de estímulo à violência e de permissividade e omissão com relação a temas como desmatamento, garimpo ilegal e ocupação de terras indígenas, além do desmonte de órgãos relacionados à fiscalização e à questão ambiental, são aspectos que têm agravado a insegurança e aumentado a possibilidade de conflitos e mortes em regiões como a Amazônia.

Ao lamentar a tragédia envolvendo o indigenista e o jornalista, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, declarou: “(é) o retrato de um Brasil que estimula a criminalidade. É preciso que a comunidade internacional veja o que acontece sob esse governo nefasto. Não podemos mais tolerar a barbárie”.