Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde o dia 05/6

Os dois suspeitos presos pelo desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips no Vale do Javari, na Amazônia, confessaram, nesta quarta-feira (15), o assassinato das vítimas. A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, cobrou justiça e externou sua solidariedade às famílias das vítimas através das redes sociais.

“Hoje é mais um dia de tristeza. Suspeitos teriam confessado o assassinato do jornalista britânico Don Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Exigimos saber quem mandou matá-los e vamos cobrar que a justiça seja feita.”, escreveu Luciana.

Luciana ressaltou também como o garimpo ilegal incentivado pelo presidente está promovendo destruição sem precedentes nos territórios indígenas. “É também urgente erguermos a voz contra quem apoia os garimpos ilegais e o genocídio indígena. Minhas condolências às famílias das vítimas e a todos os que lutam em defesa da Amazônia.”, escreveu.

Segundo informações do Portal G1, os assassinos mataram Pereira e Phillips a tiros e depois queimaram e enterraram os corpos. Ainda não se sabe a motivação do crime e polícia apura se existe relação com a atividade de pesca ilegal na região. O Vale do Javari, segunda maior terra indígena do país, é palco de conflitos típicos da Amazônia, como tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo.

__
Com informações de agências