As redes sociais como principal ferramenta de comunicação nas eleições
A importância do uso das redes sociais como meio de propaganda da campanha eleitoral foi tema em debate que aconteceu na noite desta sexta-feira (2) como parte do Encontro Nacional do PCdoB sobre Eleições.
Participaram da mesa, o professor universitário e economista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Igor Grabois, Inácio Carvalho, editor do Portal Vermelho, Percival Henriques, do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, mediado pela ex-governadora do Pará, Ana Júlia.
A mesa tratou das ciências de dados das inovações tecnológicas e suas aplicações nas campanhas eleitorais. Para os especialistas, as redes sociais é a principal ferramenta das eleições deste ano, entretanto e é preciso utilizá-la com conhecimento das suas funcionalidades e suas limitações.
“É um fato concreto, independente da nossa vontade ou opinião sobre as empresas que comandam as redes sociais, hoje ela é o espaço onde vai se discutir e formar opinião sobre os candidatos e as eleições como um todo”, explicou Inácio.
Igor explicou como funciona o Big Data para ajudar a formar e organizar um grande volume de dados armazenados. Percival tratou das chamadas Fake News nas redes e do uso dessas ferramentas para propagandear dados e perfis falsos.
PT saudou o evento
O debate deu uma pausa para receber uma saudação da senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, que ao lado da presidenta do PCdoB, Luciana Santos, saudou o encontro nacional do PCdoB sobre eleições.
A dirigente nacional agradeceu o apoio e solidariedade dos militantes do PCdoB dado ao ex-presidente Lula e falou da grande perseguição midiática e jurídica de Lula como tentativa de tirá-lo da disputa eleitoral.
Gleisi observou ainda a importância da formação de uma frente de amplas forças do campo progressista para barrar à ofensiva da direita e parabenizou a bravura do PCdoB em lançar uma pré-candidata à Presidência da República. Para a senadora, é valoroso nesse momento defender eleições livres e o direito de todos se candidatar.
Do PCdoB