Estima-se que o colapso afetou perto de 48 milhões de pessoas no sul do continente

A Argentina inteira amanheceu sem energia elétrica por um apagão generalizado que também deixou sem este serviço o Uruguai.

Houve informações de que regiões do sul do Brasil teriam sido afetadas, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que o Brasil não foi afetado.

O Brasil possui interligações internacionais que permitem importação ou exportação de energia elétrica para Argentina, Uruguai e Venezuela, mas não foi afetado pela queda de energia dos países vizinhos.

Estima-se que o colapso afetou perto de 48 milhões de pessoas no sul do continente.

A origem do problema, de acordo com as principais distribuidoras argentinas, as privatizadas Edenor e Edesur, com ações majoritárias da italiana ENEL, é uma “falha massiva no sistema de interconexão elétrica”, e ponto.  Sem mais detalhes até as 13 horas de domingo, 16, quando esta matéria foi concluída.

A Argentina, com 44 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3,4 milhões, compartilham um sistema de interconexão elétrico centrado na represa binacional de Salto Grande, localizada a 450 km ao norte de Buenos Aires e 500 km ao norte de Montevidéu.