Durante a última sessão plenária da Câmara dos Deputados realizada nesta segunda-feira (21), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), de forma virtual, afirmou a necessidade de se fazer um balanço de um ano de pandemia onde mais de 186 mil pessoas perderam a vida e onde “temos um desgoverno em ação”.

“Jair Bolsonaro adoece o tecido social brasileiro”, disse a parlamentar, explicando que o governo Bolsonaro despreza a vida das pessoas, ao dizer que não sabe o motivo da pressa para fabricar a vacina. “Ele não se importa com a vida dos brasileiros”, frisou Alice.

Segundo a deputada, as sociedades quando observam o adoecimento da superestrutura, da cabeça do poder, elas também adoecem. A sociedade brasileira, recebe uma certa forma de concessão para transgressão social”.

Alice Portugal vê com preocupação que o próximo presidente da Câmara possa colocar pautas de costumes para 2021. “Eu espero que qualquer um que assuma à presidência da Câmara tenha como meta garantir a reconstrução do tecido social brasileiro, adoecido por Jair Bolsonaro”, disse ela.

A deputada disse aplaudir a posição do Esporte Clube Bahia com a iniciativa de apurar a denúncia de injúria racial cometida em um jogo neste domingo (20) contra o Flamengo. “Isso mostra como o racismo no Brasil cresceu”.

“Quero aplaudir a decisão do Bahia em apurar a denúncia e afastar o jogador. O racismo no Brasil cresce de forma assustadora. Tivemos o caso de João Alberto, que foi morto depois de ser espancado por seguranças no Carrefour em Porto Alegre, e tantos outros que acontecem todos os dias no nosso país. O racismo mata, humilha e precisa ser extirpado da nação brasileira”, disse Alice na sessão.

A parlamentar lembrou ainda das mortes contra mulheres, o chamado feminicídio crescente no país, onde mulheres perderam sua vida por homens inconformados.

Alice Portugal deseja um ano novo sem assédio, sem assassinatos de pessoas negras e de mulheres e cobrou a aplicação da vacina contra o coronavírus. “Nós precisamos de um Brasil em 2021 com vacina, paz, com liberdade e democracia. Desejo um feliz natal para todos e um ano novo, com vacina e sem Bolsonaro.

Confira o discurso da parlamentar: