Trump zomba do oponente Biden durante o debate por usar máscara | Foto Julio Cortez -AP

Pesquisa da Reuters/Ipos divulgada no domingo (4) revelou que a maioria dos norte-americanos – 65% – considera que o presidente Donald Trump poderia ter evitado pegar a Covid-19, se tivesse dado atenção ao risco.

Trump foi internado na sexta-feira (2) no maior hospital militar dos EUA,o Walter Reed, perto de Washington. 10 integrantes do círculo íntimo de colaboradores do presidente também deram positivo para o coronavírus. Na noite de domingo, Trump deu uma volta de carro, para cumprimentar apoiadores, e retornou ao hospital.

Um médico do Walter Reed, o Dr. James Phillips, condenou o “passeio presidencial completamente desnecessário” , que chamou de “teatro político”, que colocava em risco a saúde de todos os que foram forçados a participar.

Para 55% dos entrevistados, Trump não tem sido honesto sobre a pandemia, enquanto 34% acham que o presidente tem dito a verdade sobre o coronavírus. 11% não sabem.

57% dos entrevistados reprovaram a forma como o governo federal respondeu à Covid-19 – uma alta de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, na semana passada.

A pesquisa foi realizada pela internet durante os dias 2 e 3 de outubro, sendo respondida por mais de mil pessoas. Entre os que pretendem votar no dia 3 de novembro – nos EUA o voto não é obrigatório -, 53% apoiam Biden e 39%, Trump. 4% preferem um terceiro nome.

SEM COMÍCIOS NA PANDEMIA

67% se disseram contra comícios no atual quadro de pandemia e 59% acreditam que os debates devem ser adiados até que Trump se recupere. O próximo debate entre Trump e o oponente democrata, Joe Biden, estava marcado para o próximo dia 15.

Após a notícia de que Trump foi infectado pela Covid-19, Biden abriu sua maior vantagem nas pesquisas em um mês – 14 pontos percentuais.

Na véspera de se tornar público que ele tinha pegado a Covid, em um jantar à noite Trump havia garantido que “o fim da pandemia está próximo e o próximo ano será um dos maiores anos da história de nosso país”.

Há rumores de que o contágio de Trump ocorreu durante a aglomeração que ele promoveu na quarta-feira passada na Casa Branca, para alardear a indicação da juíza Amy Barrett à Suprema Corte, vista como possível tábua da salvação para o caso de levar a eleição para o tapetão.

Também uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, nos EUA, apontou que Trump é responsável pela maior quantidade de desinformação sobre COVID-19 no mundo.

O estudo analisou mais de 38 milhões de publicações sobre o novo coronavírus em todo o mundo entre 1º de janeiro e 26 de maio de 2020, sendo que 1,1 milhão destas notícias eram falsas (cerca de 3%).

De acordo a pesquisa, Trump foi mencionado como fonte em 37,9% das publicações incorretas sobre a COVID-19, entre as quais apenas 16,4% foram checadas pela mídia, “o que sugere que a maioria foram simplesmente divulgadas sem qualquer interferência”.

A equipe da Aliança pela Ciência da Cornell, do Departamento de Desenvolvimento Global da Universidade de Cornell, identificou 11 categorias de falsas notícias, como a disseminação de curas milagrosas e teorias da conspiração, que foram as maiores fontes de fake news.

“Embora se possa esperar uma sobreposição substancial entre esses subtópicos, dada a proeminência do presidente Trump dentro do tema das ‘curas milagrosas’, esses resultados reforçam nossa conclusão de que o presidente dos Estados Unidos foi provavelmente o maior impulsionador de desinformação durante a pandemia da COVID-19”, diz a pesquisa.