Está disponível, no site da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, o manifesto “Vamos construir o feminismo popular! Todo dia uma luta, todo dia uma esperança!”. Também já está no ar o espaço da Tribuna de Debates, para que a militância possa enviar suas opiniões sobre o documento-base. O manifesto e a Tribuna também compõem o processo de mobilização e debates da 3ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres, que acontece entre os dias 19 e 21 de março.

O manifesto, aberto à adesão de todos e todas, é um documento que trata da atual conjuntura nacional — marcada pelas milhares de mortes e casos de Covid-19, pela crise econômica e social e pela destruição do país pelo governo Bolsonaro — e como estas questões interferem diretamente na vida das mulheres, que historicamente sofrem com as desigualdades, o preconceito e a opressão. O documento também rechaça o machismo, a misoginia, a violência contra a mulher e alerta para a importância da luta feminista para a superação dos problemas que afligem a sociedade como um todo e as mulheres em particular.

“Conclamamos as brasileiras a uma intensa participação política, com o objetivo de mudar o rumo do país. Lutamos pela retomada da democracia, do crescimento econômico, do trabalho decente e da manutenção dos direitos sociais, rumo à construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, caminho socialista para o Brasil. Somos feministas que queremos construir a liberdade de todas as mulheres. E sabemos que, para isso é preciso lutar pela liberdade de toda a humanidade”, diz o manifesto.

Para ler a íntegra do manifesto e assiná-lo, clique aqui.

Para participar da Tribuna de Debates e saber mais sobre a conferência, clique aqui.

Documento-base disponível aqui.

Leia também: PCdoB lança 3ª Conferência Nacional sobre a Emancipação das Mulheres

 

Por Priscila Lobregatte