O Partido Comunista do Brasil condena veementemente a ação bélica perpetrada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França contra a República Árabe Síria.

O ato de guerra destas potências imperialistas atinge não somente a Síria, mas todos os povos e países amantes da paz e que lutam para preservar sua soberania nacional.

O brutal ataque à Síria é uma ameaça à segurança internacional e à paz mundial, porquanto representa uma escalada na execução de uma política de guerra e agressão contra nações e povos.

Trata-se de mais uma violação à Carta das Nações Unidas e a todas as normas do Direito Internacional. O Conselho de Segurança da ONU, contudo, promove o esvaziamento do papel deste órgão multilateral, ao não aprovar uma resolução condenando o ato de agressão das três potências e ao priorizar o debate sobre a chamada intolerância ao uso das armas químicas. E o faz quando já ficou demonstrado que o suposto uso de substâncias tóxicas pelo governo sírio não passou de grosseira montagem, mais uma mentira dos meios de comunicação a serviço do imperialismo.

O Partido Comunista do Brasil expressa sua solidariedade ao povo e ao governo da República Árabe Síria, há sete anos martirizado pela ação agressiva de potências imperialistas, governos fantoches da região do Oriente Médio e grupos terroristas. Apela aos movimentos populares, às forças políticas democráticas, patrióticas, amantes da paz e progressistas de todo o mundo para que façam o mesmo.

Mais do que nunca impõe-se a união de forças para defender a paz e enfrentar as políticas de guerra e agressão do imperialismo estadunidense e seus aliados.

São Paulo, 15 de abril de 2018,
A Secretaria de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil