Por Hélio de Mattos Alves*

A aprovação pelo Congresso Nacional das Federações é um grande estímulo as diversas ações políticas em conjunto dos partidos dando maior solidez devido a uma maior unidade programática e um caráter mais nacional as legendas partidárias. Ela representa também suas identidades próprias e o respeito as decisões internas de cada partido político.

Nas negociações de 2022 para a formação da federação, o PCdoB tem uma excelente ferramenta para discussão nas mesas de negociações que são as “DIRETRIZES PARA UMA PLATAFORMA EMERGENCIAL DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL” que estão em discussão durante o processo do 15º Congresso Nacional.

As proposta das Medidas emergenciais em Defesa da Vida, da Democracia e do Emprego que envolvem: Auxílio Emergencial e Vacinação; Garantir Emprego e Renda, Fortalecimento do Caráter Público e Universal do SUS e Investimento em CT&I na Economia da Saúde; Resgate do Papel do Trabalho como Centro do Desenvolvimento; Criação de Emprego e Fim da Pobreza Absoluta; Retomada da Reforma Agrária com as Famílias Acampadas; Deflagrar a Remontagem do Complexo Agroindustrial Nacional; Iniciar a Reindustrialização pelo Complexo Industrial da Saúde ; Geração de Emprego com Infraestrutura de Qualidade; A luta pela Emancipação da Mulher, o combate ao racismo estrutural e contra todas as formas de preconceito; fim do obscurantismo na Educação e salvar a Cultura Nacional; reverter a Política Ambientalista de Bolsonaro; Barrar o desmonte do Estado com a sua recuperação do seu papel na Economia desarmando o tripé macroeconômico, combatendo o rentismo. O Estado ser o grande financiador do Programa Emergencial com uma Política Externa Independente; Barrar todas as medidas de desmonte do Estado Democrático e medidas que visem a democratização dos meios de Comunicação e fortalecimento do compromisso das Força Armadas com a Democracia e Democracia e a Soberania Nacional.

São 20 propostas que junto com as outras propostas de Reconstrução Nacional constituem uma grande pauta com 38 ações que são excelentes instrumentos para o PCdoB em uma mesa de negociação discutir com outros partidos a formação de uma Federação Partidária. São diretrizes amplas que podem entrar em uma discussão de poder.

A atual situação do nosso País é muito grave. Nesses dois anos tivemos uma grande regressão que nos levou a perda da nossa Soberania Nacional e do estado Democrático e de Direito. O Estado Nacional é refém do capital especulativo e do rentismo. A Economia segue o ultraliberalismo de Guedes-Bolsonaro, avançando cada vez mais na desnacionalização e venda do patrimônio do povo brasileiro como a Eletrobras, ativos da Petrobras e os Correios.

Como consequência estamos assistindo um alto aumento da exclusão social e das desigualdades sociais. Com mais de 500 mil mortes e avanço das diversas variedades da Covid-19, vivemos uma grande tragédia devido a total falta de liderança do governo central.

Nosso Partido se encontra na linha de frente na tática central isolar e derrotar Bolsonaro. Temos o entendimento da centralidade urgente dessa luta para iniciar a salvação do País. A justeza da tática da Frente Democrática pelo Estado de Direito e pela Salvação Nacional está cada vez mais unindo a oposição a Bolsonaro. Serve para acumulação de forças no campo democrático e progressista. E as afinidades populares e progressistas com a possibilidade de formação da Frente de Partidos entra de forma organizada nessa luta que poderá chegar em 2022 nas eleições e na batalha para garantir a posse de quem for eleito.

Existe um grande desafio para as oposições: não adianta somente apontar o dedo. A construção de caminhos e alternativas buscando consensos mínimos é necessário e urgente. A Defesa da Vida, da Democracia, a Geração de Renda e Trabalho são pontos de partida.

*Membro do Comitê Estadual do Rio de Janeiro.