O tema da construção do partido revolucionário e as polêmicas sobre isso abundam no movimento comunista. Qual o caráter de partido que queremos, sempre será um tema palpitante. Um partido Marxista-Leninista é alvo de ataques brutais desde sempre, desde suas teses fundacionais. Lênin, principal dirigente do partido bolchevique da Rússia, grande líder da revolução de outubro/novembro de 1917, colocou a questão da organização partidária como uma das tarefas mais importantes para um processo revolucionário.

Por José Nivaldo Mota*

Só para termos uma ideia da importância que Lênin dava à organização, muitas vezes mais que a propaganda e agitação, foi no enterro de Sverdlov, o mais importante organizador que teve o partido bolchevique, em 1919, eis sua fala:

“Camaradas, na opinião das pessoas que julgam superficialmente, na opinião dos múltiplos inimigos da nossa revolução ou dos que até hoje vacilam entre a revolução e seus adversários, na opinião dessas pessoas o que mais salta à vista é a característica da revolução que se expressou na repressão enérgica e implacavelmente firme contra os exploradores e inimigos do povo trabalhador. Não cabe dúvida de que a violência revolucionária foi um procedimento necessário e lógico da revolução só em determinados momentos de seu desenvolvimento, só frente a condições determinadas e particulares, enquanto que foi e segue sendo uma prioridade muito mais profunda e constante desta revolução e condição das suas vitórias, a organização das massas proletárias, a organização dos trabalhadores.” ¹

Essa diferença marca de forma indubitável com aqueles setores que acham que o partido é um clube de amigos, aonde se possa colocar um divã particular e reverberar todas as suas concepções e angústias pequeno-burguesas. Muitas vezes, no movimento comunista, ao não compreender de fato o que é um partido de características marxista-leninista, um partido comunista, faz-se uma enorme confusão em suas fileiras, levando muitas vezes a que o partido possa se degenerar e capitular frente aos aparatos da burguesia ou mesmo da classe operária. Em algumas situações, quando não se tem a compreensão devida, as tarefas mais agradáveis são aquelas que dão audiência, nas quais mais rapidamente uma pessoa pode comprovadamente colocar suas aptidões individuais.

A tarefa mais cinza da organização, captação e divulgação da orientação do partido, é muito mais difícil e desgastante. Porém, querer substituir, a tarefa de organizador partidário, sem dúvidas nos parece uma capitulação aos aparatos parlamentares e sindicais, ofuscando um setor imprescindível ao crescimento do partido.

Alguns militantes partidários, evidente que partindo da premissa de que é importante ganharmos direções sindicais, sejam elas estudantis ou de trabalhadores, para que de forma paciente, ganhemos a consciência das massas, evidente que em muitos casos, a prioridade ficará sempre que é necessário vencer e assumir um determinado aparato. Mais se não tivermos o cuidado de fazermos o que é que cada comunista tem que fazer, de nada adiantará ganharmos aquela instituição sindical, pelo contrário, às vezes podemos atrasar todo um processo de desenvolvimento sindical e político.

O fundamental, no meu entendimento, é que um partido com as características iguais ao nosso, comunista, de linha marxista-leninista, é sempre bom ficarmos atentos e vigilantes, com os aparatos que dirigimos, sejam eles quais forem. Jamais podemos substituir e colocar como algo secundarizado a nossa visão de que a prioridade é o partido e seus membros, seus militantes, em qualquer situação. Não adianta ganharmos um sindicato, elegermos um parlamentar, assumirmos secretarias ou ministérios, cargos relevantes, aonde o partido está sendo exposto, sem termos um controle desses quadros partidários.

Fundamental fazermos um planejamento estratégico, para o partido melhor ser assenhorar de cada situação. No caso do movimento sindical, fundamental uma estratégia para sermos hegemonia no setor, não uma hegemonia aparatista, ficcional, mas uma hegemonia discutida, convencida firmemente pela importância do partido.

Se jogar na construção deste partido, defende-lo dos ataques dos inimigos de classe, ser um multiplicador partidário e não somente sindical, não somente acreditar que o movimento sindical por si só, possa reverberar as nossas posições.

Por isso um organizador partidário vale mais do que qualquer líder parlamentar ou sindical, porque é este organizador, em diversas frentes de luta, o que pavimenta os caminhos do partido, isso com certeza não foram e nunca será uma tarefa fácil, mas é uma tarefa imprescindível em nossa construção.

Fundamental para construir este partido no cotidiano, é necessário temperar os nossos dirigentes, mostrando os seus erros e acertos, esse tipo de posição verdadeira, de olho no olho, mostra a nossa seriedade e o cumprimento efetivo de seus deveres para com a sua classe e para com as massas trabalhadoras.

Reconhecer abertamente os erros, colocar em evidências suas vicissitudes e causas, mostrar claramente que este nosso partido é sério, que o centralismo-democrático seja aplicado de fato em cada instância, que as nossas contribuições financeiras seja de fato aquilo que faz o partido ser construído, depender menos da institucionalidade, isso emula a militância a querer construí-lo, mostra que os nossos camaradas depositam nele e em sua direção total confiança, creio que isso acontecendo em nosso partido, dará um salto qualitativo em filiados e militantes.

Em muitos casos, os militantes do partido, não compreendem como o partido atua, suas prioridades e funções. O nosso partido comunista, em muitas localidade e regiões, enfrentou crises políticas, muitas delas liquidacionistas, mas não esmorecemos, continuamos construindo o partido, ele é uma necessidades histórica!

Militantes históricos, já saíram do partido não por divergências principistas, mas por puro oportunismo, em busca de projetos pessoais em detrimento ao coletivo. Estes péssimos exemplos, mostra o quanto temos de continuar na trincheira de luta pela causa da emancipação humana, do progresso e do socialismo!

Espero sinceramente, que este 14º Congresso Nacional do Partido, numa quadra política extremamente difícil, aonde o conservadorismo vai ganhando espaços, alargando sua penetração no seio da classe operária, no meio estudantil e particularmente de uma classe média, eternamente pendular, se faz necessário um partido robusto, unido, com a firmeza ideológica de seus militantes e quadros, para enfrentarmos toda esta onda reacionária, pautando uma política clara e objetiva para alcançarmos as mais amplas massas da sociedade, que anda confusa e difusa!

¹ Lênin, Obras Completas, Tomo 38, p. 81

*Vice-Presidente do Sinpro/AL, membro da Direção Plena da CONTEE, Sec. Geral da FITRAENE, Executiva da CTB/AL e Vice-Presidente do PCdoB em Maceió.