Tribuna de Debates

Leia o documento base da Conferência e contribua com o debate enviando sua opinião (artigo) para o e-mail [email protected]. Confira abaixo as normas e participe!

Normas para a publicação de artigos

Resolução sobre a Tribuna de Debates da “1ª Conferência de Combate ao Racismo do PCdoB – Avançar na construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento afirmando seu caráter antirracista e democrático”.

A Comissão Executiva Nacional do PCdoB, nos termos da Resolução 02/2023 do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), estabelece:

Art. 1º – A Tribuna de Debates (TD) da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, será publicada pela Comissão Executiva Nacional sob a responsabilidade de uma Comissão Editorial, a partir de 05 de junho de 2023, no Portal do PCdoB na Internet (www.pcdob.org.br ) e divulgado, também, através do aplicativo do PCdoB Digital.

1º – A TD se destina à divulgação de até 3 (três) textos, com o limite de 6.400 toques (caracteres com espaço), para cada filiado(a) ou militante, com opiniões individuais sobre a temática da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

2º – O prazo para envio de artigos a serem publicados é 20 de julho de 2023.

3º – Fica instituída, por indicação da Comissão Executiva Nacional, a Comissão Editorial, responsável pela edição e publicação da TD, composta pelos seguintes integrantes do CC:

Edson França
Daniele Costa
Nivaldo Santana
Flavia Calé

Art. 2º – Os artigos deverão ser de autoria de integrantes do Partido cadastrados e com dados atualizados no PCdoB Digital.

1º –Os/os autores/as dos artigos também devem estar em dia com o Sistema Nacional de Contribuição Militante (SINCOM)

2º – Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico: [email protected] , informando nome e CPF do/a autor/a, profissão, bem como suas funções no partido e local de atuação, aos cuidados da Comissão Editorial.

3º – Os artigos serão publicados em até 3 (três) dias do recebimento pela Comissão Editorial e será considerada a ordem de chegada.

Art. 3º – É livre o direito de expressão dos(as) filiados(as) e militantes, respeitados os temas constantes da pauta do Congresso e a ética partidária, sendo vedados ataques pessoais a filiados(as) e militantes ou ao Partido.

1º – A Comissão Editorial da TD, considerando algum artigo em desacordo com esta regulamentação, o devolverá ao(à) seu(sua) autor(a) com as observações pertinentes.

2º – O(a) autor(a) do artigo devolvido, nos termos previstos no parágrafo anterior, poderá recorrer à Comissão Executiva do Comitê Central da decisão prevista no parágrafo anterior, no prazo de dois (2) dias, contados a partir da data do recebimento da comunicação da Comissão Editorial.

Brasília, 05 de junho de 2022.

Comissão Executiva Nacional do PCdoB

Artigos da Tribuna

  • A luta contra o racismo é luta pelo socialismo

    Uma das características essências das lutas dos (as) comunistas, em quaisquer frentes nas quais atuamos é compreender o entrelaçamento profundo entre infraestrutura e superestrutura, um dos conceitos mais importantes da teoria marxista-leninista.  É a partir desse elemento teórico essencial que compreendemos que a produção material da vida, ou seja, as formas pelas quais a humanidade…


  • Racismo estrutural e consciência de classe: desafios para a classe trabalhadora

    Se não nos parece correto interpretar a teoria de Marx como um evolucionismo determinista da História, que traria inevitavelmente a vitória do proletariado, tampouco cabe entende-la como determinação mecânica dos fatores estruturais (econômicos) sobre os superestruturais (políticos, ideológicos, culturais), supostamente considerados como mero reflexo do que se passa no ‘nível’ econômico. Marx concebe a realidade…


  • Economia política e Racismo: um diagnose para a ação – Parte 2

                    Compreendida a questão central da economia política brasileira, apresentada na parte 1, a partir daqui, importa destacar o que se quer com um novo projeto nacional de desenvolvimento antirracista e democrático (novo PND). O que o diferencia de outros projetos já testados ou em curso no Brasil? Como negros(as) e indígenas são vistos nesse…