Tribuna de Debates

Leia o documento base da Conferência e contribua com o debate enviando sua opinião (artigo) para o e-mail [email protected]. Confira abaixo as normas e participe!

Normas para a publicação de artigos

Resolução sobre a Tribuna de Debates da “1ª Conferência de Combate ao Racismo do PCdoB – Avançar na construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento afirmando seu caráter antirracista e democrático”.

A Comissão Executiva Nacional do PCdoB, nos termos da Resolução 02/2023 do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), estabelece:

Art. 1º – A Tribuna de Debates (TD) da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, será publicada pela Comissão Executiva Nacional sob a responsabilidade de uma Comissão Editorial, a partir de 05 de junho de 2023, no Portal do PCdoB na Internet (www.pcdob.org.br ) e divulgado, também, através do aplicativo do PCdoB Digital.

1º – A TD se destina à divulgação de até 3 (três) textos, com o limite de 6.400 toques (caracteres com espaço), para cada filiado(a) ou militante, com opiniões individuais sobre a temática da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

2º – O prazo para envio de artigos a serem publicados é 20 de julho de 2023.

3º – Fica instituída, por indicação da Comissão Executiva Nacional, a Comissão Editorial, responsável pela edição e publicação da TD, composta pelos seguintes integrantes do CC:

Edson França
Daniele Costa
Nivaldo Santana
Flavia Calé

Art. 2º – Os artigos deverão ser de autoria de integrantes do Partido cadastrados e com dados atualizados no PCdoB Digital.

1º –Os/os autores/as dos artigos também devem estar em dia com o Sistema Nacional de Contribuição Militante (SINCOM)

2º – Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico: [email protected] , informando nome e CPF do/a autor/a, profissão, bem como suas funções no partido e local de atuação, aos cuidados da Comissão Editorial.

3º – Os artigos serão publicados em até 3 (três) dias do recebimento pela Comissão Editorial e será considerada a ordem de chegada.

Art. 3º – É livre o direito de expressão dos(as) filiados(as) e militantes, respeitados os temas constantes da pauta do Congresso e a ética partidária, sendo vedados ataques pessoais a filiados(as) e militantes ou ao Partido.

1º – A Comissão Editorial da TD, considerando algum artigo em desacordo com esta regulamentação, o devolverá ao(à) seu(sua) autor(a) com as observações pertinentes.

2º – O(a) autor(a) do artigo devolvido, nos termos previstos no parágrafo anterior, poderá recorrer à Comissão Executiva do Comitê Central da decisão prevista no parágrafo anterior, no prazo de dois (2) dias, contados a partir da data do recebimento da comunicação da Comissão Editorial.

Brasília, 05 de junho de 2022.

Comissão Executiva Nacional do PCdoB

Artigos da Tribuna

  • Ciências de dados e Elza Eleições: aliados estratégicos no Fortalecimento Estruturante do PCdoB

    O 16º Congresso do PCdoB coloca, como tarefas centrais, o reposicionamento estratégico do Partido, a ampliação da sua influência política e o fortalecimento de sua base social e territorial. Trata-se de um momento crucial, marcado por uma conjuntura de crescentes pressões conservadoras, pela ofensiva das grandes plataformas digitais e pela fragmentação do campo progressista. Nesse…


  • O softpower e o compromisso com o socialismo na democracia burguesa brasileira

    Como muitos dos comunistas, sempre fui apaixonado pela história. Fosse ela como fosse, de qualquer texto histórico buscava leitura. Tanto o fiz que até numa faculdade de História entrei. É, mas não acabei. Talvez decepcionado com colegas e professores discutindo horóscopo e dizendo que o a luta de classes, e as classes (sic), haviam acabado.…


  • Crítica ao Projeto de Resolução (III)

    (continuação de artigo anterior) 12. Dizer que o “socialismo retoma prestígio” (tese 44) que, “em linha ascendente” se “apresenta aos olhos de significativas parcelas da população mundial como sinônimo de avanço das forças produtivas, etc.” (tese 41) não passa de wishful thinking… Precisamos encarar a realidade, mesmo que – ou justo por que – muito…