Fábrica chinesa de produção de chips | Foto: Reprodução

Executivos de empresas produtoras de chips, incluindo a Intel, Qualcomm e Nvidia pediram ao governo dos EUA que “não façam mais restrições” ao comércio com a China no setor.

Os executivos lançaram um manifesto direcionado à Casa Branca através da Associação das Indústrias de Semicondutores alertando que “permitir à indústria o acesso contínuo ao mercado chinês, o maior mercado comercial do mundo para commodities de semicondutores é importante para evitar que medidas de estímulo governamental ao setor sejam minadas”.

“Além disso”, prossegue o documento, os passos repetidos e de amplas restrições, no entanto, muitas vezes ambíguas e unilaterais trazem o risco de diminuir a competitividade da indústria de semicondutores, quebrar a cadeia de suprimentos, causar incerteza no mercado e levar uma escalada de retaliações por parte da China.

O documento dos empresários norte-americanos saiu logo depois da China anunciar, entre outras medidas, o maior controle sobre a exportação de matéria-prima necessária à produção de circuitos em semicondutores, a exemplo do gálio e do germânio, terras raras das quais a China é o maior minerador mundial.

Fonte: Papiro