Putin saudou os que "ao custo de uma coragem imensurável e enormes sacrifícios salvaram a humanidade do nazismo!" | Foto: Gavriil Grigoriev/AFP

“Feliz Dia da Vitória! Com um feriado em homenagem aos nossos pais, avós e bisavós, que glorificaram e imortalizaram seus nomes defendendo a Pátria, que ao custo de uma coragem imensurável e enormes sacrifícios salvaram a humanidade do nazismo!”, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso que abriu o Desfile do 78º aniversário do Dia da Vitória no centro de Moscou, no qual participaram mais de 10 mil pessoas e 125 veículos de equipamento bélico.

“Como a maioria absoluta das pessoas no planeta, queremos ver um futuro pacífico, livre e estável”, afirmou, enaltecendo a participação da União Soviética na parte da Segunda Guerra Mundial compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, na vitória contra a Alemanha nazista e seus aliados.

“Acreditamos que qualquer ideologia de superioridade é inerentemente abominável, criminosa e mortal. No entanto, as elites globalistas ocidentais ainda proclamam sua exclusividade, colocando as pessoas umas contra as outras, e dividindo a sociedade, provocando conflitos sangrentos e golpes, semeando ódio, russofobia e nacionalismo agressivo, e destruindo os valores tradicionais familiares, que tornam um homem humano”, acrescentou Putin.

“Vemos em vários países a destruição implacável e a sangue frio de memoriais a soldados soviéticos, demolição de monumentos de grandes generais, criação de um verdadeiro culto aos nazistas e seus cúmplices, e a memória de heróis genuínos está sendo apagada e mentida”, repudiou.

Tal profanação de um feito e vítimas da geração vitoriosa, segundo ele, “é também um crime, um revanchismo absoluto daqueles que cínica e abertamente prepararam uma nova marcha sobre a Rússia, que reuniram para esta marcha impurezas neonazistas de todo o mundo”.

“Ambição excessiva, arrogância e permissividade inevitavelmente se transformam em tragédias. Essa é a razão da catástrofe que o povo ucraniano está vivendo. Ele se tornou refém do golpe de Estado e do regime criminoso de seus mestres ocidentais, que se desenvolveu em sua base, uma moeda de troca na realização de seus planos cruéis”, disse.

O presidente Putin também enfatizou o interesse dos países ocidentais em fragmentar a Rússia, apontando que é por conta da própria “ambição” e “arrogância” deles que o povo ucraniano está vivendo uma tragédia agora.

REALIZAÇÕES DOS POVOS

“O objetivo deles, e não há nada de novo aqui, é alcançar a desintegração e destruição do nosso país, destruir os resultados da Segunda Guerra Mundial, finalmente quebrar o sistema de segurança global e direito internacional, e estrangular quaisquer centros soberanos de desenvolvimento”, disse o líder russo.

“As batalhas decisivas para o destino de nossa pátria sempre se tornaram domésticas, nacionais e sagradas. Somos fiéis aos preceitos de nossos antepassados, entendemos profunda e claramente o que significa ser digno das alturas de suas realizações militares, trabalhistas e morais”, acrescentou ele.

O presidente russo ressaltou que o país está orgulhoso dos participantes da operação militar especial russa, de todos daqueles que lutam na linha de frente, que sob fogo seguram o front e salvam os feridos.

“Nada é mais importante agora do que o trabalho de combate de vocês. A segurança do país está agora em suas mãos. O futuro de nosso Estado e de nosso povo depende de vocês. Vocês estão honrando em cumprir seu dever militar”, enfatizou Vladimir Putin.

“Por trás de vocês estão suas famílias, filhos e amigos, eles estão vos esperando. Tenho certeza que vocês sentem o amor sem limites deles. Todo nosso país se uniu para apoiar nossos heróis. Todos estão prontos para ajudar. Oram por vocês.”

EXÉRCITOS ALIADOS

Vladimir Putin destacou o papel dos combatentes dos exércitos dos aliados da União Soviética, dos participantes das forças da resistência em vários países, bem como salientou a façanha da China no combate ao militarismo japonês.

A experiência de solidariedade e parceria nos anos de ameaça comum é um legado inestimável a apoio sólido à medida que o movimento em direção a um mundo mais justo e multipolar ganha impulso, afirmou o líder russo.

A chegada dos líderes dos países da Comunidade dos Estados Independentes para a Parada da Vitória em Moscou mostra a atitude deles ao feito de nossos antepassados, que juntos lutaram e venceram, todos os povos da URSS contribuíram para essa vitória, declarou o presidente russo.

Entre os líderes mundiais que compareceram ao evento estão os presidentes de Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e o primeiro-ministro da Armênia. Putin ressaltou que a presença deles no Dia da Vitória na capital russa é um ato de “solidariedade dos líderes de Estados, cujos povos participaram como parte de um país unido da Grande Guerra pela Pátria e venceram”.

No mundo não há nada mais forte do que a unidade e o amor pela Pátria, como os dos russos, sublinhou o líder Putin.

“Saudações a todos aqueles que estão lutando pela Rússia no campo, que agora estão no posto de combate. Durante a Grande Guerra pela Pátria, nossos ancestrais heroicos provaram que não há nada mais forte, mais poderoso e mais confiável do que a nossa unidade. Não há nada no mundo mais forte do que o nosso amor pela pátria. Pela Rússia! Pelas nossas valentes Forças Armadas! Pela Vitória! Viva!”

Fonte: Papiro